Sindicatos Médicos:

 
Você não está logado
Entrar | Cadastrar

Afastado médico cubano suspeito de receitar dose excessiva de remédio


Foto: Divulgação/Internet
Afastado médico cubano suspeito de receitar dose excessiva de remédio
Médico faz parte do Programa Mais Médicos e atua no interior da Bahia. Denúncia foi feita na Câmara de Vereadores de Feira de Santana.


21/11/2013
Conforme noticiou o portal de notícias G1, a Secretaria de Saúde de Feira de Santana (BA) afastou nesta quarta-feira (20) um médico cubano que atuava pelo Programa "Mais Médicos", do Governo Federal. O profissional foi denunciado na Câmara de Vereadores da cidade. Segundo a denúncia, o médico é suspeito de ter receitado uma dose excessiva de medicamento a uma criança na unidade do Programa Saúde da Família (PSF). De acordo com a secretaria, a medida é provisória enquanto o caso é investigado.

De acordo com o vereador José Carneiro, que realizou a denúncia em nome da família, a dose receitada foi de 40 gotas para a criança, que pesa 10 kg. Uma pediatra ouvida pela reportagem informou que a quantidade receitada é "completamente exagerada". "Essa dose é quatro vezes maior do que a indicada. Para uma criança de 10 kg, o ideal era ter receitado 10 gotas. 40 é para adulto. Caso a criança tivesse tomado essa dose excessiva, ela poderia ter tido uma hipotermia e uma hipertensão arterial", relata. De acordo com a médica, hipotermia é quando acontece a baixa da temperatura natural do corpo.

A criança não chegou a tomar o remédio porque a família desconfiou da quantidade indicada. Dos 12 profissionais do programa na cidade, 11 são estrangeiros. Por conta desse problema, a Secretaria de Saúde Municipal informou que os médicos passarão por novo treinamento no sábado (22) e domingo (23). O médico não foi encontrado para comentar o caso.
Fonte : Imprensa FENAM



Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 2182 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Comentários


Deixe seu comentário






Digite as letras que você vê na imagem ao lado:



Interatividade
Nossos canais na Web 2.0
 
Informativo eletr�nico
Cadastre-se e receba por email as not�cias da









Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação |
© Federação Nacional dos Médicos - FENAM (2008)