Sindicatos Médicos:

 
Você não está logado
Entrar | Cadastrar

"Espera máxima de 20 min nos hospitais, resguarda direitos humanos do pacientes", defende secretário da FENAM


Foto: Internet

A classificação de risco é importante para definir a gravidade do caso e evitar danos ao paciente


12/11/2013
Tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados o projeto (PL 425/11) que define o tempo máximo de 20 minutos de espera para o primeiro atendimento nas unidades de emergência, tanto em hospitais públicos quanto privados. Para o secretário de Direitos Humanos, Discriminação e Gênero da FENAM, José Murisset, o projeto resguarda os direitos dos usuários (pacientes) nos serviços de saúde.

"Esse primeiro atendimento é importante para classificação de risco, em que os pacientes que chegam à emergência são triados conforme a gravidade e são classificados por cores para identificação", alertou. Murisset explicou ainda que já existe uma escala internacional para classificação, chamado Protocolo de Manchester, mas que ainda não é adotada em todas as emergências no Brasil.

Na última quarta-feira (6) a Comissão de Defesa do Consumidor aprovou o PL, mas sugeriu a inclusão de penalidades em caso de descumprimento da lei (multa, cassação da licença do estabelecimento e intervenção administrativa, entre outros). O relator do projeto, o deputado Deley (PTB-RJ), acredita que, mesmo com os problemas enfrentados na saúde pública, a proposta deverá minimizar o sofrimento de quem procura o atendimento de emergência.

"Devemos lembrar que muitas emergências brasileiras não oferecem estrutura dignas ao ser humano, faltam acomodações e leitos para observação e internação, além da falta de insumos e medicamentos, por isso a importância da medida", afirmou o secretário da FENAM.

O projeto será analisado ainda pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte : Valéria Amaral



Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 1475 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Comentários


Deixe seu comentário






Digite as letras que você vê na imagem ao lado:



Interatividade
Nossos canais na Web 2.0
 
Informativo eletr�nico
Cadastre-se e receba por email as not�cias da









Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação |
© Federação Nacional dos Médicos - FENAM (2008)