Sindicatos Médicos:

 
Você não está logado
Entrar | Cadastrar




Palavras-chave

RS: sindicato critica abertura de mais um curso de Medicina



06/11/2013
O presidente do SIMERS, Paulo de Argollo Mendes, classificou como "equivoco" a abertura de mais um curso de Medicina no Rio Grande do Sul, ao avaliar a decisão da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) de abrir um novo curso com 60 vagas, projetado para iniciar em 2016. Segundo Argollo, Porto Alegre tem quatro vezes mais médicos do que a Inglaterra e o Estado o dobro de que necessitada. "Não faltam médicos. Isto é um equivoco. Falta investimento. É preciso direcionar recursos para a área da saúde", afirmou. Ele lembra que já existem 11 faculdades de Medicina no RS.

A faculdade de Medicina da Unisinos terá o primeiro processo seletivo no segundo semestre de 2015 e a primeira turma, com 60 vagas, iniciará em 2016. O curso terá a parceria do Sistema de Saúde Mãe de Deus e a ênfase em epidemiologia e saúde coletiva. O novo curso será baseado em experiências desenvolvidas em países europeus, com foco na prevenção de doenças. Outras metas são suprir a região com profissionais capacitados para atuar na área da saúde e construir um hospital universitário.
Para a implantação da graduação, o município de São Leopoldo precisará atender a requisitos de um programa do Governo Federal para a abertura de 11.447 vagas em cursos de Medicina no país, além de mais de 12 mil vagas em residência médica.

Em julho deste ano, a Universidade Federal da Fronteira Sul (Passo Fundo) iniciou o curso de Medicina com 40 vagas. A Universidade de Santa Cruz (Unisc) ampliou em 10 vagas de Medicina. Em setembro, a PUCRS anunciou que modificou o currículo do curso com ênfase a assistência de pacientes do SUS.
Fonte : SIMERS



Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 1015 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Comentários


Deixe seu comentário






Digite as letras que você vê na imagem ao lado:



Interatividade
Nossos canais na Web 2.0
 
Informativo eletr�nico
Cadastre-se e receba por email as not�cias da









Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação |
© Federação Nacional dos Médicos - FENAM (2008)