Sindicatos Médicos:

 
Você não está logado
Entrar | Cadastrar

Câmara Técnica de Urgência e Emergência inicia trabalho para uma regulamentação da área


Foto: Fernanda Lisboa
Câmara Técnica de Urgência e Emergência inicia trabalho para uma regulamentação da área
A diretora de direitos humanos, discriminação e gênero da FENAM, Maria Rita Sabo, representa a entidade na câmara.


29/10/2013
A Câmara Técnica de Urgência e Emergência das entidades médicas se reuniu nesta terça-feira (29) para iniciar o trabalho de confecção de uma resolução do Conselho Federal de Medicina que regulamente a área. O estudo iniciado terá enfoque no funcionalismo das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e nas portarias que definem suas diretrizes.

A representante da Federação Nacional dos Médicos (FENAM) na comissão, Maria Rita Sabo, explica a preocupação com que as UPAs vêm sendo utilizadas. "Atualmente elas tem servido para desafogar as emergências hospitalares e não é esta a nossa lógica. A lógica é que faça parte da atenção básica. Vamos nos basear no que é realmente programado para as unidades". Ela complementou que os pacientes estão permanecendo por uma semana nas UPAs.

As reuniões da Câmara vão ser realizadas mensalmente e deve chegar à uma resolução do CFM no próximo ano. O grupo pretende trabalhar na busca da boa prática médica.

UPA

UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.
Fonte : Imprensa FENAM



Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 911 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Comentários


Deixe seu comentário






Digite as letras que você vê na imagem ao lado:



Interatividade
Nossos canais na Web 2.0
 
Informativo eletr�nico
Cadastre-se e receba por email as not�cias da









Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação |
© Federação Nacional dos Médicos - FENAM (2008)