Sindicatos Médicos:

 
Você não está logado
Entrar | Cadastrar




Palavras-chave

Residência Médica será tema principal do próximo Fórum de Ensino Médico


Foto: Fernanda Lisboa
Residência Médica será tema principal do próximo Fórum de Ensino Médico
Janice Painkow é a representante da Federação Nacional dos Médicos (FENAM) na Comissão de Ensino Médico das Entidades Médicas Nacionais.


15/10/2013
Em reunião nesta terça-feira (15), a Comissão de Ensino Médicos das Entidades Médicas Nacionais (FENAM, CFM e AMB) decidiu abordar a "Residência Médica no Brasil" como tema principal do próximo fórum. O evento está previsto para ocorrer nos dias 7 e 8 de maio de 2014. A ideia surgiu da preocupação dos membros, que compõem o grupo, acerca dos desdobramentos da MP 621/13 no que compete à formação do médico na pós-graduação.

"Estamos preocupados como vai ser o desenvolvimento da residência, o exercício da medicina depois da implementação dessa medida do governo. Vamos discutir o que podemos esperar e o que podemos fazer", disse o condutor da reunião, o conselheiro Henrique Batista.

De acordo com a MP, que criou o Programa Mais Médicos, a intenção é que cada médico formado tenha uma vaga em residência. Para cumprir a meta, serão consideradas as modalidades criadas em Medicina Geral de Família e Comunidade e outras de acesso direto. Os egressos do curso de medicina terão o primeiro ano da pós-graduação em atividades na Atenção Básica no Sistemas Único de Saúde (SUS) e depois o residente poderá se especializar nas áreas específicas de clínica médica; pediatria; ginecologia e obstetrícia; cirurgia geral; psiquiatria; e medicina preventiva e social.

Além de despachar documentos referentes ao ensino da medicina que costumam ser analisados nos encontros, os presentes também relataram fatos sobre o início do programa em seus estados. A presidente do Sindicato dos Médicos de Tocantins, Janice Painkow, é a representante da Federação Nacional dos Médicos (FENAM) na comissão. A próxima reunião será no dia 21 de novembro.
Fonte : Fernanda Lisboa



Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 865 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Comentários


Deixe seu comentário






Digite as letras que você vê na imagem ao lado:



Interatividade
Nossos canais na Web 2.0
 
Informativo eletr�nico
Cadastre-se e receba por email as not�cias da









Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação |
© Federação Nacional dos Médicos - FENAM (2008)