Sindicatos Médicos:

 
Você não está logado
Entrar | Cadastrar

FENAM parabeniza pelo Dia do Médico


Foto: Divulgação FENAM
FENAM parabeniza pelo Dia do Médico
Comemora-se o Dia do Médico no dia 18 de outubro em homenagem a São Lucas, padroeiro dos profissionais.


14/10/2013
Na semana em que se comemora o Dia do Médico (18 de outubro), a Federação Nacional dos Médicos (FENAM) deseja parabenizar cada um daqueles que dedicam seu tempo em prol de uma saúde de qualidade para a população brasileira. Além de ser uma profissão que cuida da vida, a categoria mostrou sua força em nome de suas bandeiras nos últimos meses e com grandes mobilizações, enfrentou batalhas na defesa do exercício da medicina.

Diante do confronto estabelecido com as medidas do governo, o presidente da FENAM, Geraldo Ferreira, lembra que há muitas razões para se comemorar com orgulho a data e seguir em frente. "Os médicos são bravos, estudiosos, éticos, comprometidos, lutam e isso nos honra! Amanhã é um novo dia e nós estamos juntos. A guerra é longa e unidos vamos para as lutas que nos esperam", disse. Confira na FENAM TV!

Comemora-se o Dia do Médico no dia 18 de outubro em homenagem a São Lucas, padroeiro dos profissionais. Todos os anos, os sindicatos médicos de todo o país celebram a data.

Confira abaixo a algumas programações dos sindicatos médicos:

Amazonas

Os médicos do Amazonas estarão comemorando o Dia do Médico com uma Sessão Especial, a partir das 9h30, no plenário Ruy Araújo, na sede da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. A solicitação feita pelo Sindicato dos Médicos do Amazonas foi aprovada por todos os parlamentares, através de requerimento do deputado estadual Belarmino Lins (PMDB).

O presidente do Simeam, Mário Vianna, convida toda a classe médica para participar do evento. "A categoria médica está sofrendo com propostas eleitoreiras e infundadas. Neste dia do Médico vamos provar nossa força e cobrar a aprovação da PEC dos Médicos que tramita na Aleam durante a Sessão Especial", disse.

Após a solenidade será oferecido um coquetel com sorteio de prêmios. Interessados em participar devem enviar confirmação com nome completo e telefone para o e-mail eventos@simeam.org.br.

Bahia

Para festejar o Dia do Médico, todos os anos o Sindicato dos Médicos da Bahia promove a Corrida para a Saúde, que está em sua 5° edição. Este ano a corrida acontecerá no dia 20 de outubro, a partir das 8h da manhã no circuito Barra - Ondina, em Salvador.

A corrida é feita em homenagem ao médico, mas é aberta também à comunidade externa e a estudantes. Haverá premiação diferenciada para os médicos. Já a comunidade externa receberá premiação pecuniária. Além disso, todos que concluírem a prova receberão medalhas de participação. O evento é uma iniciativa que valoriza hábitos saudáveis.

Campinas e Região

Será realizada degustação de vinhos em comemoração no dia 17 de outubro, a partir das 20h, na Rua Luiz Gama – 1355, Castelo – Campinas.

Ceará

Um movimento organizado por médicos será lançado nesta quarta-feira (16/10) com palestra no Hotel Luzeiros e, no Dia do Médico (18/10), a 1ª ação do grupo será realizada no calçadão da Avenida Beira Mar com treinamento de suporte básico de vida para leigos. O movimento "Pra nos socorrer" visa agregar a sociedade civil em torno do ideal de buscar saídas para o enfrentamento da luta por saúde e educação de qualidade e segurança pública.

"Devido à falha do estado no cumprimento do seu papel de garantir os direitos básicos dos cidadãos, não podemos mais somente nos indignar. Queremos agir. Por isso propomos amplo debate com os mais diversos grupos sociais e também ações humanitárias que possam melhorar a vida em sociedade", destaca Mayra Pinheiro, uma das idealizadoras do movimento.

Serviço:
Palestra "Resgate da dignidade médica" proferida pelo Prof. da Universidade Federal do Ceará Dr. George Magalhães.
Dia: 16/10/13
Horário: 19:30
Local: Hotel Luzeiros, Av. Beira Mar 2600

1ª ação: Projeto tempo é vida -Treinamento de suporte básico de vida para leigos. Será realizado por médicos da Sociedade Cearense de Emergências Médicas
Dia: 18/10/13
Horário: das 16h às 20h
Local: calçadão da Avenida Beira Mar.

Distrito Federal

Em Brasília, tradicionalmente a Associação Médica de Brasília (AMBr) promove anualmente o Baile do Médico, no dia 18 de outubro, e o CRM faz homenagens na mesma semana. Em função do acúmulo de atividades, o sindicato envia como brinde as agendas do ano seguinte, no mês de outubro, e realiza a festa do Prêmio SindMédico, no início de novembro, quando também se comemora o aniversário de fundação da entidade.
Na oitava edição o Prêmio SindMédico será realizado no dia 9 de novembro, no Salão de Eventos do Palácio Maçônico do Grande Oriente do Brasil (SEPS 707/907).

Consolidado como o maior evento social da classe médica do Distrito Federal, este ano com o tema "Mais que um show, um Espetáculo" ele trará para o médico sindicalizado a Escola de Samba Beija-Flor e seu interprete maior, Neguinho da Beija-flor.

Nesta edição serão agraciadas as seguintes categorias:• REVELAÇÃO MÉDICA• CONTRIBUIÇÃO DE VIDA À MEDICINA• MEDICINA ACADÊMICA• PESQUISA EM MEDICINA• COMENDA DO MÉRITO SINDICAL

Minas Gerais

A Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), o Conselho Regional de Medicina (CRM MG) e o Sindicato dos Médicos (Sinmed MG) promovem, em homenagem aos 47 mil profissionais atuantes do estado, a Semana do Médico 2013. As comemorações acontecem durante o mês de outubro, em Belo Horizonte, com solenidades especiais aos médicos.

No dia 15 de outubro, será realizada mais uma edição do Terça Cultural, às 20h, no Teatro Oromar Moreira, na sede da Associação Médica de Minas Gerais (Av. João Pinheiro, 161, Centro, Belo Horizonte/MG). Com uma apresentação especial, médicos associados assistirão à peça ‘Como ter sexo a vida toda com a mesma pessoa’, de Mônica Salvador, direção de Odilon Wagner e atuação de Tânia Bordezan.

Já no dia 16 de outubro (quarta-feira), acontecem as honrarias ao ‘Personalidade Médica 2013’, nas áreas científica, clínica, saúde pública, docente e defesa profissional. As indicações foram feitas por entidades mineiras, entre associações de classe, faculdades de medicina e secretarias de saúde, com base na importância do trabalho desenvolvido por eles. Na mesma noite, 23 médicos recebem a honraria ‘Médico Mineiro em Destaque’, concedida àqueles que se destacaram no exercício digno da medicina no interior do estado.

Dia 17, também na sede da entidade, serão laureados os ‘Jubilados de Ouro’. Médicos que formaram ou atuam em Minas Gerais e completam, em 2013, 50 anos de formatura. Neste dia, 174 médicos recebem o reconhecimento pelas suas trajetórias durante cinco décadas em prol do bem estar de seus pacientes, além de várias outras contribuições, muitas delas, na área da docência e de inúmeras atividades científicas.

No dia 18, o CRM-MG entrega a comenda de Honra a Ética, na nova sede do Conselho. Com esta cerimônia a instituição reconhece a competência, dignidade e honradez dos colegas médicos que de maneira atuante se tornaram referências em suas áreas através de sua conduta ética e moral. Mais informações: (31) 3247 1608 ou no site www.ammg.org.br.

Mato Grosso

Terá paralisação no dia 18 de outubro. Será realizada assembleia no CRM as 9hs (com café da manhã), de onde sairão deliberações como, atos de protesto. À noite serão realizados missa e baile promovidos pela AMMT (PROGRAMAÇAO DA FESTA DE SÃO LUCAS).

Niterói

Atividades do dia 18 de outubro: Culto Ecumênico, Hino Nacional com hasteamento dos Pavilhões Nacional e do Estado do Rio de Janeiro, Café Colonial, Homenagem aos médicos falecidos e aos médicos que se destacaram em 2013, e palavra aberta a quem dela queira fazer uso. No dia 25 de outubro será realizado o baile em Homenagem ao Dia dos Médicos.

Pará

O Sindmepa participa no próximo dia 18 de sessão especial em homenagem ao Dia do Médico, por requerimento do vereador Abel Loureiro. A sessão especial será no salão plenário Lameira Bittencourt, às 15h.

Também em homenagem à data, as entidades médicas do Pará – Sociedade Médico-cirúrgica, Sindmepa e CRM – realizam o tradicional baile do Médico, no próximo dia 19, no Hangar centro de convenções. O tema deste ano será Noite Londrina e os médicos com 25 e 50 anos de formados receberão homenagens especiais.

Piauí

Será realizada no dia 18 uma festa em comemoração ao dia do médico, intitulada de Noite Cigana. Evento: Finess Bufett, às 21h.


Rio Grande do Norte

O Sindicato dos Médicos do RN realiza um coquetel em comemoração ao Dia do Médico na próxima sexta-feira (18) na sede da entidade, a partir das 18h. Além do coquetel de confraternização, teremos a apresentação musical dos cantores Mazinho Viana e Regina Casa Forte e também a voz e violão de Carlos Ponta Negra.

Santa Catarina

Tendo em vista que o Dia do Médico é comemorado no dia 18 de outubro, o Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina (COSEMESC) organizou atividades para a Semana do Médico. As ações ocorrem dos dias 14 a 18 de outubro.

A programação começa com uma reunião extraordinária na Escola de Cidadania da ACM. O nefrologista e fundador da Fundação Pró- Rim, em Joinville, José Aluísio Vieira (Dr. Xuxo), irá ministrar uma palestra de empreendedorismo social na medicina. O evento inicia às 19h30 na sede da ACM, em Florianópolis.

Na terça-feira (16/10) está marcada uma palestra para a comunidade sobre o câncer de mama. A vice-presidente da Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC), Ronilda Maria Vieira, contará as experiências sobre o tema e esclarecerá duvidas.

Na quarta-feira (16/10) na reunião do COSEMESC a Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina (ACAMESC) passa a integrar oficialmente o grupo até então formado pelos Sindicatos dos Médicos de Santa Catarina e Região Sul, Associação de Medicina e Conselho.

No Dia do Médico, 18 de outubro, um jantar dançante está marcado no salão de festas da ACM. O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina homenageará na oportunidade os médicos que completaram 50 anos de atividade de forma exemplar.

Os ingressos para os médicos de Florianópolis, São José , Palhoça e Biguaçu custam R$ 120. Para os médicos de outro município o valor é de R$ 100.Para adquirir basta entrar em contato com o SIMESC pelos telefones (48)3223-1030 / 3223-1060 ou com a ACM (48)3231-0300 e CREMESC (48) 3952-5028.




Fonte : Fernanda Lisboa com informações dos sindicatos médicos



Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 1850 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Comentários


Deixe seu comentário






Digite as letras que você vê na imagem ao lado:



Interatividade
Nossos canais na Web 2.0
 
Informativo eletr�nico
Cadastre-se e receba por email as not�cias da









Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação |
© Federação Nacional dos Médicos - FENAM (2008)