Sindicatos Médicos:

 
Você não está logado
Entrar | Cadastrar

UFMG reprovou 75% dos médicos formados em Cuba que tentaram revalidar título em 2011 e 2012



27/08/2013
Reportagem publicada no jornal Estado de Minas no último dia 24, destaca que ter diploma de medicina de Cuba não é garantia de que um profissional esteja capacitado para atuar em Minas. É o que indica balanço de exames de revalidação de diplomas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Segundo estatísticas da instituição, 75% dos médicos brasileiros ou cubanos formados na ilha caribenha foram reprovados nas provas de 2011 e 2012 – o reconhecimento do título é requisito para que médicos formados fora do Brasil possam atuar livremente no país.

De acordo com a publicação, a UFMG é uma das universidades que não aderiram ao Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida). A instituição mantém um programa de avaliação que prevê provas em três etapas. Cerca de 10% dos inscritos são eliminados na primeira etapa, a análise de documentos. A segunda etapa inclui parte teórica e a última, prova prática de habilidades clínicas.

Em entrevista ao periódico, André Cabral, presidente da Comissão de Revalidação do Diploma de Médicos Estrangeiros da UFMG, esclareceu que profissionais formados em Cuba têm dificuldades em questões técnicas nas provas da universidade mineira. "A medicina exercida pelos cubanos é boa, mas é muito rudimentar. Eles se atrapalham ao responder a questões técnicas, que envolvem equipamentos como ultrassom e tomografia", afirmou. "Ao passar na UFMG, o estrangeiro está provando que é competente", ressaltou Cabral, que atuou no início do mês na primeira etapa dos exames de validação deste ano. Em 2013, houve aumento de 250% do número de inscritos em relação a 2012: de 292 para 1.036. Este ano, 9,4% dos candidatos são formados em Cuba.
Fonte : Informações Sandra Kiefer, Estado de Minas



Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 1306 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Comentários


Deixe seu comentário






Digite as letras que você vê na imagem ao lado:



Interatividade
Nossos canais na Web 2.0
 
Informativo eletr�nico
Cadastre-se e receba por email as not�cias da









Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação |
© Federação Nacional dos Médicos - FENAM (2008)