Sindicatos Médicos:

 
Você não está logado
Entrar | Cadastrar

AM: médicos iniciam greve a partir de segunda-feira (19)



15/08/2013
Durante Assembleia Geral Extraordinária com objetivo de avaliar o andamento das reivindicações pós-greve, realizada na noite de terça-feira (13.08), na sede do Conselho Regional de Medicina do Amazonas, 107 médicos que atuam nas unidades de saúde do município, estado e os com vínculo federal, decidiram pela continuidade da greve da categoria, nas três esferas, na próxima segunda-feira (19.08).

A diretoria do Sindicato dos Médicos do Amazonas alertou sobre o andamento das reivindicações junto ao Estado, porém, prevaleceu à maioria dos votos pela paralisação dos médicos, inclusive os que atuam na Susam.

Os médicos que assinaram a lista de presença da AGE e votaram pela greve assumiram o compromisso de mobilizar a categoria, que será coordenada pelas comissões de mobilização, negociação e imprensa, com o comando geral do Sindicato. A lista dos médicos que votaram pela greve está em anexo nesta edição do Infosimeam.

De acordo com o presidente do Simeam, Dr. Mario Vianna, a organização da greve será de responsabilidade de cada unidade de saúde que deverá eleger seus representantes."Cada unidade terá seu representante que deverá controlar as folhas de frequência, o controle e participação dos médicos e ainda, o material de divulgação de acordo com as necessidades de cada unidade de saúde, ou seja, pautas de reivindicações, palavras de ordem, faixas, cartazes etc.", disse.

A descentralização da mobilização da greve será o diferencial desse movimento que ficará a cargo das comissões e representantes de cada unidade de saúde. O Sindicato vai comandar o movimento por ser a entidade de classe legal da categoria médica.

O Simeam lembra os médicos que sempre há possibilidades da greve ser avaliada ilegal pelo poder judiciário gerando represálias, punições e inclusive multas ao Sindicato.

"Estou feliz com o engajamento de toda categoria que não mostrou medo e certamente mostrará a cara durante a greve, inclusive os representantes de cada unidade de saúde, como Samu, UBSs, ESF, Maternidade Dr. Moura Tapajós, hospitais Adriano Jorge, Getúlio Vargas e Francisca Mendes, FCecon, Hemoam, Alfredo da Mata, Tropical e outros. Temos certeza que a comissão de mobilização visitará no dia da greve as unidades de saúde fixando cartazes e estimulando os colegas a participarem do movimento", disse o Dr. Mario Vianna.

O Dr. Mario Vianna lembra ainda que a participação massiva dos médicos de todas as unidades trará a segurança política e até mesmo jurídica desse movimento.

Negociação na SUSAM

Duas reuniões da Comissão de Interiorização Médica foram realizadas na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) onde o cenário de infraestrutura, recursos humanos, dados geográficos, acessibilidade e outros, no interior do Estado, foram apresentados por solicitação da comissão.

O Departamento de Gestão de Recursos Humanos (DGRH) da Secretária de Estado da Saúde (Susam) já está fazendo o impacto financeiro do enquadramento por tempo de serviço, da reposição do reajuste de 5,1% retroativo ao período de maio a novembro do ano passado e a gratificação de curso, para os 56 médicos que recebiam o benefício até julho de 2009, que será pago com efeito retroativo ao período, que devem ser pagos a partir de setembro deste ano.

A nomeação da comissão conjunta SUSAM-SIMEAM-SEMSA, específica para a implementação do piso nacional, ainda não foi formada, pois está dependendo da indicação dos nomes dos representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Negociação na SEMSA

O Simeam aguarda resposta à solicitação de audiência com prefeito para que a categoria possa ter encaminhamentos concretos às reivindicações e ainda, uma audiência pública na Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Manaus para discutir os entraves nas respostas à categoria.



DIRETIVAS DO SIMEAM PARA AS COMISSÕES

Comissão de Mobilização: Terá como tarefas colher o nome de duas lideranças em cada unidade de saúde onde será o responsável pela mobilização; computar a adesão dos médicos, controlar as folhas de frequência, o controle e participação dos médicos durante o período de greve, informar ao Sindicato o tipo de mobilização que será adotado em cada unidade de saúde, fornecer diariamente relatórios de ação da comissão ao Sindicato entre outros.

Comissão de Negociação: Deverá fazer o levantamento das pautas de reivindicações de cada unidade de saúde constando em anexo um abaixo assinado dos médicos da unidade com nome completo e RG, manter o Sindicato informado diariamente das reivindicações de cada unidade de saúde, fornecer diariamente relatórios de ação da comissão ao Simeam entre outros.

Comissão de Imprensa: Computar a adesão dos médicos, captação informações e elaboração de material de divulgação (faixas, cartazes, panfletos explicativos e outros) de acordo com a necessidade de cada unidade de saúde; subsidiar de informações de a assessoria de comunicação do Simeam, fornecer diariamente relatórios de ação da comissão ao Sindicato entre outros.



AGENDAS DE TRABALHO QUE DEVERÃO SER CUMPRIDAS PELAS COMISSÕES

14.08– Reunião para elaboração de estratégias de greve com os coordenadores e membros das comissões de mobilização, negociação e imprensa, às 19h, na sede do Conselho Regional de Medicina do Amazonas.

15.08– Entrega de relatórios com estratégias e cronogramas de ações das comissões de mobilização, negociação e imprensa, às 14h, na sede do Sindicato dos Médicos do Amazonas.

16.08– Reunião de integração das ações das comissões de mobilização, negociação e imprensa para Assembleia Geral Extraordinária de Greve que será realizada sábado (17.08), às 14h, na sede do Sindicato dos Médicos do Amazonas.

17.08– Assembleia Geral Extraordinária de Greve para apresentação das ações que serão realizadas durante o período grevista, às 9 hs, na sede do Conselho Regional de Medicina do Amazonas.

19.08– Greve dos Médicos (Manifestação será definida pelas comissões) seguida de entrega de relatórios sobre as atividades das comissões no Simeam.

20.08– Greve dos Médicos (Manifestação será definida pelas comissões) seguida de entrega de relatórios sobre as atividades das comissões no Simeam.

21.08– Greve dos Médicos (Manifestação será definida pelas comissões) seguida de entrega de relatórios sobre as atividades das comissões no Simeam.

22.08– Greve dos Médicos (Manifestação será definida pelas comissões) seguida de entrega de relatórios sobre as atividades das comissões no Simeam.

23.08– Greve dos Médicos (Manifestação será definida pelas comissões) seguida de entrega de relatórios sobre as atividades das comissões no Simeam.

24.08– Greve dos Médicos (Manifestação será definida pelas comissões) seguida de entrega de relatórios sobre as atividades das comissões no Simeam.

25.08– Greve dos Médicos (Manifestação será definida pelas comissões) seguida de entrega de relatórios sobre as atividades das comissões no Simeam.

26.08– Assembleia Geral Extraordinária de Greve para deliberar sobre os resultados do movimento grevista, às 14h, na sede do Conselho Regional de Medicina do Amazonas.

Fonte : SIMEAM



Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 781 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Comentários


Deixe seu comentário






Digite as letras que você vê na imagem ao lado:



Interatividade
Nossos canais na Web 2.0
 
Informativo eletr�nico
Cadastre-se e receba por email as not�cias da









Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação |
© Federação Nacional dos Médicos - FENAM (2008)