Sindicatos Médicos:

 
Você não está logado
Entrar | Cadastrar

Médicos no Congresso Nacional: audiência abre o primeiro dia do ENEM


Foto: Valéria Amaral
Médicos no Congresso Nacional: audiência abre o primeiro dia do ENEM
Em sua fala, o presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Geraldo Ferreira, ressaltou a união da categoria nas últimas mobilizações e a força sobre a próxima eleição.


08/08/2013
Uma audiência pública para debater a luta do movimento médico contra as últimas medidas do governo abriu o primeiro dia do Encontro Nacional de Entidades Médicas (ENEM). Convocados para uma marcha à Brasília, médicos e estudantes de medicina de todo país estiveram presentes, lotando o auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, na tarde desta quinta-feira (08). A MP 621/2013, que cria o Programa Mais Médicos e os vetos à lei que regulamenta a medicina são os principais pontos de enfrentamento e o ato teve objetivo de debater as próximas estratégias e pressionar o Congresso. Assista na FENAM TV.

Em sua fala, o presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Geraldo Ferreira, ressaltou a união da categoria nas últimas mobilizações e a força sobre a próxima eleição. "Fomos às ruas porque não podíamos ser omissos, com a destruição da profissão médica. Vamos derrotá-los com votos brasileiros. 400 mil médicos terão o poder de influência sobre 40 milhões de votos. Queremos construir uma saúde digna e estamos dispostos a ajudálos, agora se quiserem nos peitar, se preparem para a guerra". Confira à íntegra na FENAM TV!

Também estiveram presentes vários senadores e deputados envolvidos com o movimento e a favor da luta da classe médica. Parlamentares como Lúcia Vânia (PSDB-GO), Jair Bolsonaro (PP-RJ) , João Ananias (PCdoB-CE), Carlos Alberto Lopes (PMN/RJ), Laércio de Oliveira (PR/SE), Lelo Coimbra (PMDB/ES), Chico Lopes (PCdoB/CE), Eleuses Paiva (PSD/SP), Paulo Davim (PV/RN), Darcisio Perondi (PMDB/RS), Ronaldo Caiado (DEM/GO), foram alguns que manifestaram seu apoio à causa.

"O médico é sobretudo o vetor transformador social, não podemos abrir mão. Não faltarei em nenhum momento. Vamos à luta! Vamos cobrar , exigir, mostrar que nós médicos podemos reverter esse quadro! À medicina de todos!", discursou o senador Paulo Davim.

No meio da audiência, solicitada pelas entidades médicas (FENAM, CFM, AMB e ANMR), os respectivos presidentes foram recebidos pelo presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL). Ao final do encontro, Ferreira convocou uma passeata do auditório até a frente do Palácio do Planalto para uma manifestação. No ato, palavras de ordem como, "Fora Padilha!" e "Dilma vai tratar no SUS!" foram destacadas. No próximo dia 20, quando os vetos ao Ato Médico deve ser votado, a categoria promete fazer nova marcha à Brasília e a FENAM financiará a vinda de estudantes de medicina de outros estados.

Na parte da manhã, organizados pelo Comitê Nacional de Mobilização das Entidades Médicas, médicos de todos os estados visitaram os gabinetes dos parlamentares para tratar das medidas do governo em questão.

Nesta sexta (09) e sábado, tem seguimento o ENEM na Associação Médica de Brasília (AMBr). Confira a programação abaixo:

Programação ENEM by Fala Médico Fenam


Fonte : Fernanda Lisboa



Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 1259 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Comentários


Deixe seu comentário






Digite as letras que você vê na imagem ao lado:



Interatividade
Nossos canais na Web 2.0
 
Informativo eletr�nico
Cadastre-se e receba por email as not�cias da









Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação |
© Federação Nacional dos Médicos - FENAM (2008)