Sindicatos Médicos:

 
Você não está logado
Entrar | Cadastrar

Confira ao primeiro dia do Seminário Médico-Mídia


Foto: Taciana Giesel
Confira ao primeiro dia do Seminário Médico-Mídia
(Da esq. para direita) O presidente da FENAM, Geraldo Ferreira; o vice-presidnete da CONFEMEL, Douglas Natera e o presidente do CFM, Roberto D'ávila.


27/06/2013
A VIII Seminário Médico/Mídia e I Latino-Americano foi aberto nesta quinta-feira (27), seguindo um caminho que já é referência para profissionais de comunicação e saúde por estimular o debate entre as duas áreas. "O evento é oportuno uma vez que o movimento médico está atualmente nos principais veículos de comunicação. A interação entre essas duas áreas e a forma como o médico deve se portar perante a mídia e a sociedade são fundamentais", ressaltou o presidente da FENAM, Geraldo Ferreira. Também participaram da abertura o vice-presidente da CONFEMEL, Douglas Natera e o presidente do CFM, Roberto D'ávila.

Iniciando a programação com o tema "O papel da imprensa na divulgação de assuntos médicos e de interesse de saúde pública – Importância da interação entre as duas áreas", a jornalista Mariluce Moura explicou o grande interesse das pessoas com a saúde e como os profissionais da medicina e jornalismo devem estar próximos. Presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico e diretora da revista "Pesquisa FAPESP, ela trouxe dados de pesquisa realizada em São Paulo, que mostram que o público se informa em primeiro lugar com a TV e conversas com amigos. Ainda segundo os dados, a maior confiabilidade está em materiais para campanhas e livros e o que mais chama a atenção são assuntos relacionados a doenças e principalmente o câncer.

Na segunda mesa, com o tema "O Médico visto pela imprensa e sociedade", a jornalista Fabiane Leite, produtora sênior da TV Globo, destacou que o trabalho da comunicação das entidades médicas vem crescendo, devido ao ganho de espaço que as lideranças do movimento estão tendo na mídia. Já o palestrante Walter Guimarães, propôs com que exista uma ligação entre as faculdades e as entidades médicas para que o relacionamento e o entendimento entre as duas áreas melhorem, com o intuito de sempre beneficiar a sociedade. Ele é especialista em Jornalismo e Sociedade pela Universidade de Brasília-UnB.

A tarde seguiu com representantes do movimento médico abordando cases em seus estados. O primeiro a relatar sua história foi Jeancarlo Fernandes Cavalcante, presidente do CRM-RN, com a repercussão do vídeo em que mostra a falta de fio de aço para fechar o paciente na cirurgia. Segundo ele, "uma imagem vale mais que mil palavras" e estimula que os médicos usem imagens e as redes sociais para denunciar as mazelas da saúde. O segundo foi o presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de Alagoas, Wellington Galvão, contando sua experiência com a greve dos médicos e sua prisão. Para finalizar o tema, o vice-presidente da Região Andina (Confemel), Aníbal Cruz , discorreu sobre o "papel da imprensa no ato médico". Ele destacou que os jornalistas devem realmente estar capacitados para transmitirem as notícias, evitando assim as distorções. E completou que os médicos devem também conhecer a mídia.


Media training foi a última mesa, dirigida pela jornalista Geórgia Pinheiro, diretora executiva do Portal Conversa Afiada, apresentadora e repórter da Rede Record entre 1993 e 2008. Ela frisou regras para os médicos: não passar para o jornalista informação confidencial, ser objetivo, evitar termos técnicos e passar segurança. Pinheiro também lembrou que a ética é um código de conduta que deve estar presente nas duas profissões.

Promovido pela FENAM, com o apoio do CFM, o evento tem como objetivo colaborar com os profissionais de saúde no seu relacionamento com a mídia e também simplificar o trabalho da imprensa, ajudando os jornalistas a entenderem melhor o setor. A programação segue até essa sexta-feira (28). Confira abaixo. E também assista ao vivo à transmissão no LINK


Programação

13h30 - Mesa Redonda: "Cases das Entidades Médicas

- Dr. Jeancarlo Fernandes Cavalcante, presidente do CRM-RN, sobre o "Fio de Aço"

- Dr. Wellington Galvão, presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de Alagoas, sobre a greve dos médicos e prisão do dirigente.

- Dr. Anibal Cruz, vice-presidente da Região Andina (Confemel), sobre o "papel da imprensa no ato médico"

16h - Coffee break

16h15 - Media Training

- Jornalista Geórgia Pinheiro - diretora executiva do Portal Conversa Afiada, apresentadora e repórter da Rede Record entre 1993 e 2008.

18h - Encerramento

28/06/2013 – Sexta-feira

8h30 - Palestra: Comunicação no Século XXI

- Walder Júnior, instrutor e especialista em planejamento de mídias sociais.

- Edney Souza - organizador da Social Media Week São Paulo, Co-Curador da área de Social Media da Campus Party Brasil e do Social Media Labs do InterCon, Professor de Redes Sociais na FGV.

9h30 - Mesa Redonda: "Publicidade Médica"

- 2 representantes indicados pela Confemel

- Dr. José Fernando Vinagre - corregedor do Conselho Federal de Medicina

11h45 - Palestra "O lado do médico e o paciente informado"

- Dr. Leonardo Diamante –médico especialista em tecnologia da informação em Saúde.

14h Encerramento: diretores de comunicação da FENAM, CFM e AMB
Fonte : Fernanda Lisboa



Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 966 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Comentários


Deixe seu comentário






Digite as letras que você vê na imagem ao lado:



Interatividade
Nossos canais na Web 2.0
 
Informativo eletr�nico
Cadastre-se e receba por email as not�cias da









Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação |
© Federação Nacional dos Médicos - FENAM (2008)