Sindicatos Médicos:

 
Você não está logado
Entrar | Cadastrar

RS: Brigada Militar reforça segurança contra assaltos a alunos na região da Santa Casa


Foto: Divulgação/Internet
RS: Brigada Militar reforça segurança contra assaltos a alunos na região da Santa Casa
A pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UFCSPA, Deisi Vidor, informou que a instituição está trabalhando para aprimorar a prevenção.


02/05/2013
A Brigada Militar reforçará, a partir desta quinta (2 de maio), o policiamento no entorno da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Desde 2012, foram registrados 43 assaltos a estudantes, segundo levantamento do Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do RS (SIMERS). A garantia de aumento da proteção foi dada pelo comando da Brigada Militar (BM), em reunião na terça (30 de abril), com o Sindicato Médico do RS (SIMERS) e representantes da instituição de ensino e do complexo da Santa Casa.

Desde o começo do ano, o Sindicato e a BM promovem diversos encontros para discutir medidas para elevar a segurança em áreas com serviços de saúde de Porto Alegre. Um plano já foi traçado. O SIMERS levou à direção da UFCSPA, recentemente, diversas ocorrências de violência contra alunos de medicina e outros cursos, no deslocamento entre a sede da universidade e as unidades da Santa Casa. Assaltos e insegurança na entrada e saída das turmas de estudantes passaram a ser comuns nos últimos meses. Relatos foram levados ao presidente do Centro Acadêmico XXII de Março, ligado à Medicina, Vinícius de Souza, que pediu o apoio e ações do Núcleo Acadêmico do SIMERS (NAS).

Na semana passada, o grupo teve a primeira reunião para solicitar ações práticas. No encontro desta semana, o major da BM Julio César Ávila Peres e o tenente Guido Bernardy apresentaram a proposta. Pelo plano, uma dupla de policiais rondará a região nos horários mais críticos, entre 17h e 23h, período de fluxo mais intenso de ingresso e saída do campus e os hospitais, onde os alunos também fazem sua formação.

O diretor do NAS e presidente do Centro Acadêmico XXII de Março entregou um documento impresso com diversos relatos de alunos que foram assaltados ou sofreram tentativas de roubo. Souza, que é tutor da turma de medicina que ingressou no curso este ano, disse que já está informando aos novos alunos, a maioria de cidades do Interior, sobre os furtos. "Estou dando dicas de segurança individual e pedindo que fiquem atentos e evitem andar sozinhos em horários com pouco movimento", exemplificou o diretor do NAS. O diretor do SIMERS Edson Machado lembrou que a medida da BM beneficiará a comunidade que frequenta ou reside nas imediações. "Importante que o órgão de segurança está agindo com rapidez e efetividade", ressaltou Machado.

A pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UFCSPA, Deisi Vidor, informou que a instituição está trabalhando para aprimorar a prevenção. Além disso, Deisi garantiu que os estudantes poderão utilizar um portão para acessar internamente a Santa Casa. Os alunos fazem hoje o trajeto pela Rua Sarmento Leite e Avenida Independência. Devido aos furtos ocorridos em uma obra realizada na UFCSPA, o portão poderia ser fechado antes do término do expediente. A pró-reitora disse que eles poderão continuar usando o caminho.
Fonte : Simers



Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 809 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Comentários


Deixe seu comentário






Digite as letras que você vê na imagem ao lado:



Interatividade
Nossos canais na Web 2.0
 
Informativo eletr�nico
Cadastre-se e receba por email as not�cias da









Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação |
© Federação Nacional dos Médicos - FENAM (2008)