Sindicatos Médicos:

 
Você não está logado
Entrar | Cadastrar

Dia do Trabalhador é celebrado pela FENAM em Natal


Foto: Fernanda Lisboa
Dia do Trabalhador é celebrado pela FENAM em Natal
Aproximadamente 150 pessoas compareceram à passeata liderada pela FENAM para comemorar o Dia do Trabalhador nas ruas de Natal.


24/04/2013
A Federação Nacional dos Médicos (FENAM) mobilizou os médicos e entidades representativas dos trabalhadores para comemorar o Dia do Trabalhador nessa quarta-feira (01). Além de celebrar, a mobilização teve o objetivo de avaliar o contexto atual no qual os profissionais estão inseridos e planejar o futuro, deixando claro a sua preocupação com o estado no qual se encontra a saúde pública. A programação se iniciou com uma passeata que reuniu em torno de 150 pessoas e à noite, houve uma solenidade com manifestação de entidades convidadas e homenagem a um nome da luta pela democracia brasileira. Reuniões do Conselho Fiscal da entidade e da CNTU abriram essa quinta-feira (02), que seguirá com palestras. E para finalizar, amanhã (03), acontecerá o Conselho Deliberativo da FENAM.

O presidente da instituição, Geraldo Ferreira, destacou o desejo de transformar o Dia do Trabalhador em uma data significativa para o movimento médico. "O 1º de maio é uma data universal de valorização do trabalho, lotada de significado. É hora do médico se sentir digno, representado, motivado a fazer uma reflexão sobre o modelo de trabalho no qual se encontra".

Ele completou que a manifestação também é importante para que a sociedade se conscientize que os trabalhadores estão comprometidos com a condição da saúde.

Foram convidados representações parlamentares e o executivo, entidades médicas nacionais (CFM, AMB) e representações estaduais, a CNTU e centrais sindicais, palestrantes nacionais, pessoas comprometidas com o futuro do país e com a saúde.

Dia 01

O Dia do Trabalhador começou com uma passeata que partiu de concentração às 8h em frente à Associação Médica do Rio Grande do Norte. Aproximadamente 150 pessoas marcharam pelas ruas de Natal, passando pelo Hospital Walfredo Gurgel (HWG) e finalizando no Parque das Dunas, às 13h. A manifestação envolveu instituições médicas (Sinmed-RN, CFM, AMB, AMNR e CRM-RN) e todos os trabalhadores da saúde, CNTU e CTB, incluindo também a população. Para a entidade, saúde é uma questão que interessa a todos.

"Foi muito importante, marchamos pelas ruas de Natal e comemoramos. Nós temos orgulho do que fazemos e satisfação por prestar nosso serviço pra sociedade. Também denunciamos o caos da saúde pública. A situação precisa melhorar e esse recado foi dado", explicou Ferreira.

À noite, houve uma solenidade onde convidados se manifestaram e foi realizada homenagem a um nome na história do movimento estudantil contra a ditadura, José Ferreira Lopes, o Dr. Zequinha. Para Ferreira, ele é um exemplo de pessoas que precisa receber reconhecimento em vida para dizer que sua luta pelas questões sociais valeu a pena.

Ainda na ocasião, o presidente eleito da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP), Jarbas Simas, foi empossado.

Dia 02

A quinta-feira se iniciou com reuniões do Conselho Fiscal da FENAM e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU). Murilo Celso Pinheiro , presidente da Confederação, composta por 4 federações e sindicatos, está apoiando a iniciativa da entidade. A parte da tarde seguiu com palestras com os temas "Cooperativa de Crédito: o seu sindicato deve ter uma" e "Sindicalismo de Profissões e Centrais Sindicais".

Assista na FENAM TV às palestras.

Dia 03

Na sexta-feira, o Conselho Deliberativo da FENAM estava a postos para debater questões importantes para a entidade, como políticas de fortalecimento, cooperativismo de crédito e cursos de formação sindical. A ação é construir uma pauta para guiar a evolução das conquistas do trabalho médico. A ocasião conta com representantes sindicais de todo o país, que juntos traçam coordenadas para nortear o movimento sindical brasileiro.

Confira à pauta completa:

1)Prestação de contas do exercício de 2012 e parecer do Conselho Fiscal;
2)Reforma estatutária;
3) Regimento interno;
4) Sede em Brasília;
5) Cooperativismo de crédito;
6) Retorno do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro;
7) Centrais sindicais;
8) Cursos de formação sindical;
9) Coordenadorias de comunicação e jurídica;
10) Clínicas de direitos humanos;
11) Outros assuntos.

Fonte : Fernanda Lisboa



Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 1487 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Comentários


Deixe seu comentário






Digite as letras que você vê na imagem ao lado:



Interatividade
Nossos canais na Web 2.0
 
Informativo eletr�nico
Cadastre-se e receba por email as not�cias da









Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação |
© Federação Nacional dos Médicos - FENAM (2008)