Sindicatos Médicos:

 
Você não está logado
Entrar | Cadastrar




Palavras-chave

RN: inaugurada primeira cooperativa de crédito para profissionais da saúde


Foto: Fernanda Lisboa
RN: inaugurada primeira cooperativa de crédito para profissionais da saúde
O embrião da cooperativa potiguar surgiu com os médicos, em 2011, mas aos poucos foi agregando outras categorias.


23/03/2013
Foi inaugurada nesta sexta-feira (22), a primeira cooperativa de economia e crédito, a SindiCred, que vai atender os profissionais da saúde no Rio Grande do Norte. De iniciativa do Sindicato dos Médicos (Sinmed-RN), a instituição financeira própria e exclusiva vai beneficiar as 18 categorias profissionais e estudantes da área da saúde em toda a Região Metropolitana de Natal e quer ter, até o final do ano, dois mil associados. Compondo o Conselho Administrativo, o presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM) e do Sinmed-RN, Geraldo Ferreira, comungou a realização de mais um sonho.

"Agradeço a todos que vestiram a camisa, abraçaram a ideia e se filiaram. Depois de todas as pesquisas, é um sonho que se concretiza. É um grande instrumento na mão dos profissionais, tornando realidade o acesso a bens econômicos. As pessoas chegarão à cooperativa com autoridade de donos e apresentarão suas necessidades".Ele completou seu discurso enfatizando o dever de fomentar a instituição e que o modelo se estenda para todo o país, se consolidando.

O embrião da cooperativa potiguar surgiu com os médicos, em 2011, mas aos poucos foi agregando outras categorias. Fazem parte os sindicatos de Odontologia (Soern), Enfermagem (Sipern), técnicos em Radiologia (Sintar/RN) e dos servidores em saúde do Governo do Estado (Sindsaúde). Serão oferecidos serviços de crédito e controle acionário, títulos e valores, plano de previdência complementar e consórcios.

Danielle Bezerra, a diretora administrativa do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob/RN), o organismo responsável por viabilizar a instituição financeira dos servidores da saúde, explicou que os médicos sindicalizados queriam um serviço de financiamento e atendimento exclusivo, facilitando as atividades de obtenção de crédito e empréstimo.

A cooperativa funciona como um banco, com gestão própria, e que terá de prestar orientação financeira aos seus associados através de profissionais altamente qualificados da área financeira. Os associados podem obter crédito pessoal, sem o excesso de burocracia dos bancos convencionais, realizar as aplicações com segurança e eficiência, e até mesmo receber os vencimentos através da instituição. Além disso, também se pode fazer financiamento, aplicações, abrir conta corrente, ter cartão de crédito, cheque especial e seguro patrimonial.

O QUE É UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO?
É uma associação autônoma de pessoas que se unem voluntariamente para oferecer as pessoas físicas e jurídicas produtos e serviços bancários, sem burocracia e com taxas de juros e tarifas inferiores às praticadas pela rede bancária.

QUAL A ÁREA DE ABRANGÊNCIA?
A área de atuação da Sindicred abrangerá Natal e Região Metropolitana. Todos os profissionais da saúde do Estado podem se cooperar.

QUEM PODE PARTICIPAR?
Médicos, Enfermeiros, Farmacêuticos, Odontólogos, Nutricionistas, Assistente Social, Psicólogos, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacional, Fonoaudiólogos, Educador Físico, Biólogos, Residentes, Esteticista, Técnicos de Nível Médio, Elementar e Estudantes da Área da Saúde, Prestadores de Serviços diretamente ao setor da Saúde médico/hospitalar, Funcionários das Empresas de Saúde e afins.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DE PARTICIPAR DE UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO?
Ser dono e ao mesmo tempo usuário da Cooperativa;
• Participar da distribuição das sobras;
• Conseguir empréstimos com juros mais baixos;
• Taxas de serviços isentas ou a preço de custo;
• Participar das decisões da Cooperativa - opinar e decidir;
• Ter controle sobre as atividades da Cooperativa;
• Orientação técnica especializada e na hora certa;
• Mais agilidade e flexibilidade na obtenção do crédito;
• Atendimento personalizado, ser atendido como cidadão e dono do empreendimento;
• Ter uma organização que nos represente no plano econômico e social;
• Ter um espaço para discutir seus problemas e buscar as soluções.

QUAL A FORMA DE PARTICIPAÇÃO ECONÔMICA PARA SER SÓCIO DA COOPERATIVA?
Como em toda empresa (e a Cooperativa também é uma Empresa), para que você possa se associar, deverá participar com uma parcela de recursos que chamamos de QUOTA PARTE.
A Quota Parte é então a parcela de recursos que você investe para participar da cooperativa formando assim o seu capital social. A soma da sua quota com a de todos os demais associados forma o Capital Social da cooperativa.
Fonte : Fernanda Lisboa com informações do Sinmed-RN



Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 1033 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Comentários


Deixe seu comentário






Digite as letras que você vê na imagem ao lado:



Interatividade
Nossos canais na Web 2.0
 
Informativo eletr�nico
Cadastre-se e receba por email as not�cias da









Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação |
© Federação Nacional dos Médicos - FENAM (2008)