Sindicatos Médicos:

 
Você não está logado
Entrar | Cadastrar

Diretores do CFM se reúnem com governador e prefeito de Rondônia para tratar de melhorias na saúde


Foto: FENAM
Diretores do CFM se reúnem com governador e prefeito de Rondônia para tratar de melhorias na saúde
Diretores do CFM se reúnem com governador e prefeito de Rondônia para tratar de melhorias na saúde


07/02/2013
A situação da Saúde em Rondônia começa a dar sinal de melhoras e parece caminhar para um novo momento. A constatação é do presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto d’Ávila, que, acompanhado do 1º vice-presidente, Carlos Vital Corrêa Lima, e do diretor-tesoureiro do Conselho, José Hiran da Silva Gallo, se reuniu nessa última segunda-feira (4), em Porto Velho, com o governador Confúcio Moura e o com o secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, para tratar de assuntos como o programa de residência médica e as medidas que estão sendo adotadas para melhorar o atendimento ao público.

Os diretores do CFM ouviram do governador e do secretário de Saúde uma relação dos projetos e investimentos na área e as melhorias que vem se apresentando nestes dois anos de administração do atual governo. Uma das principais reclamações do Governo é quanto à dificuldade em fixar bons profissionais médicos em cidades com pouca estrutura. Para superar este problema, o presidente do CFM sugere a implantação de uma política de carreira de estado para os médicos contratados pelo Poder Público, tal qual acontece com os membros do Ministério Público e do Judiciário.

"Sem a adoção de uma carreira de estado para a classe médica, o Brasil vai continuar nesse ciclo perverso de ter sempre um número maior de médicos nos centros mais avançados e ausência desses profissionais nos pequenos municípios, sobretudos nas regiões mais remotas, como no Norte e no Nordeste", pontuou o presidente do CFM, reiterando que essa política pode começar a ser implementada pelos estados.

Diretor-tesoureiro do Conselho Federal de Medicina, o conselheiro federal por Rondônia, Hiran Gallo, disse que finalmente, parece que o Governo acertou a mão ao nomear o advogado e administrador Williames Pimentel para a Secretaria de Saúde, depois de passar pelo cargo outros quatro secretários em menos de dois anos. "O Pimentel vem demonstrando ao longo dos anos sua capacidade como gestor público na Saúde.

É uma pessoa que conhece os meandros, tem disposição para o trabalho pesado das demandas do setor, e tem trânsito nos organismos federais e no Ministério da Saúde. Acredito que, se o Pimentel contar com o apoio político e administrativo de todo o Governo, ao final dessa administração teremos a saúde em outro patamar", arrisca Hiran Gallo.

Com o prefeito Mauro Nazif - Na reunião com prefeito Mauro Nazif, classificado pelas entidades médicas como um grande defensor da Saúde enquanto cumpriu seu mandato de deputado federal, os diretores do CFM se colocaram à disposição para ajudar nos projetos de melhoria na saúde.
Indagado pelo vice-presidente do CFM, Carlos Vital, se a implantação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) não melhorou o atendimento ao público, o prefeito disse que houve melhoras, mas em alguns casos levou o atendimento para mais longe de quem precisa. Mauro Nazif se referia à medida da administração anterior que, com a inauguração das UPAs, fechou alguns postos de Saúde, atitude que, segundo ele, foi como trocar seis por meia dúzia.

O Grande desafio da administração municipal de Porto Velho, segundo Mauro Nazif, é fazer o atendimento de qualidade chegar mais próximo de que realmente necessita.

A médica Márcia Meira, coordenadora da Comissão Estadual de Residência Médica acompanhou a reunião como prefeito e, ao final entregou aos diretores do CFM documentos e relatórios sobre as melhorias que estão sendo implementadas na residência médica em Rondônia, conforme ficou pactuado no ano passado, quando, por pouco, o estado não perdeu o programa de residência médica causando enorme prejuízo à formação de novos médicos e a fixação desses profissionais no Estado.

Os documentos entregues pela coordenadora da residência médica de Rondônia, segundo Hiran Gallo, serão entregues a secretária executiva do Programa Nacional de Residência Médica dos Ministérios da Saúde e da Educação, Maria do Patrocínio.
Fonte : CFM com informações do Cremero



Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 732 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Comentários


Deixe seu comentário






Digite as letras que você vê na imagem ao lado:



Interatividade
Nossos canais na Web 2.0
 
Informativo eletr�nico
Cadastre-se e receba por email as not�cias da









Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação |
© Federação Nacional dos Médicos - FENAM (2008)