Sindicatos Médicos:

 
Você não está logado
Entrar | Cadastrar

PL 3661: Eleuses Paiva defende mais debates


Foto: AMB
PL 3661: Eleuses Paiva defende mais debates
O projeto retira dos médicos radiologistas o direito de fazer exame de ultrassom.


10/12/2012
Por iniciativa do ex-presidente da AMB e deputado federal Eleuses Paiva, foi realizada na última quinta-feira(6), na Câmara dos Deputados, audiência pública para debater o Projeto de Lei 3661/12 originário do Senado, que define o exercício das profissões de técnico e tecnólogo em radiologia e de bacharel em ciências radiológicas. O projeto retira dos médicos radiologistas o direito de fazer exame de ultrassom, tornando isso privativo dos técnicos, tecnólogos e bacharéis.

“Acredito que este projeto não teve uma discussão mais aprofundada. Ao regulamentar novas profissões, é fundamental o cuidado para que não haja interferência em outras profissões já regulamentadas”, criticou Paiva. Ele defende novos debates para aprimorá-lo. “Entendemos que esse projeto merece ser melhor discutido em diversos aspectos”, acrescentou.

O Secretário-Geral da AMB, Aldemir Humberto Soares, participou da audiência na vaga destinada ao Conselho Federal de Medicina e avaliou como positiva para os médicos o resultado dos debates.

“Todos os deputados entenderam os problemas que o texto do projeto apresenta, avaliando que deve ser readequado. Além disso, reconheceram que a ultrassonografia deve ser realizada somente por médico, único profissional habilitado e que tem conhecimentos específicos para isso”, disse Aldemir.

A audiência também foi proposta pela deputada Benedita da Silva (PT-RJ), que será a relatora da matéria. Participaram como palestrantes do evento promovido pela Comissão de Seguridade Social e Família, o conselheiro do Conselho Federal de Medicina, Aldemir Humberto Soares; o vice-presidente da Associação Brasileira de Física Médico, Ilo Baptista; a coordenadora geral de licenciamento de instalações médicas e industriais da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Maria Helena Marechal; o diretor de ensino da reitoria do Instituto Federal de Santa Catarina, Paulo Wollinger, e a presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia, Valdelice Teodoro.
Fonte : AMB



Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 1260 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Comentários


Deixe seu comentário






Digite as letras que você vê na imagem ao lado:



Interatividade
Nossos canais na Web 2.0
 
Informativo eletr�nico
Cadastre-se e receba por email as not�cias da









Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação |
© Federação Nacional dos Médicos - FENAM (2008)