Sindicatos Médicos:

 
Você não está logado
Entrar | Cadastrar

SC: conselho orienta médicos sobre greve na saúde


Foto: SIMESC
SC: conselho orienta médicos sobre greve na saúde



22/11/2012
O Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina (COSEMESC) ratifica o apoio e a solidariedade aos servidores públicos estaduais da saúde, mobilizados por melhores remuneração e condições de trabalho, em greve desde o dia 23 de outubro de 2012 (Saiba mais aqui)

O COSEMESC entende que, esgotadas as possibilidades de solução pelo dialogo, é legítimo adotar medidas de impacto asseguradas pelas leis do país, inclusive a greve. Entendemos também que, mesmo o direito à greve não pode suplantar o direito à vida, cabendo compromissos com este bem maior e bom senso a quem a pratica, sob quaisquer motivos.

Como entidades médicas que somos, recomendamos a permanente atenção dos médicos para que todas as pessoas em situação de agravo à saúde, urgentes ou emergenciais, não deixem de ser atendidas assim como aquelas que estejam internadas ou com doenças que não possam ter seus cuidados essenciais interrompidos.

De acordo com os incisos 1 a 4, do Capítulo 1 do Código de Ética Médica:

"I - A Medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e será exercida sem discriminação de nenhuma natureza.

II - O alvo de toda a atenção do médico é a saúde do ser humano, em benefício da qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade profissional.

III - Para exercer a Medicina com honra e dignidade, o médico necessita ter boas condições de trabalho e ser remunerado de forma justa.

IV - Ao médico cabe zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da Medicina, bem como pelo prestígio e bom conceito da profissão".

Caso o médico não encontre condições para fazer valer os preceitos éticos citados, o COSEMESC recomenda:

O que fazer: registrar/documentar por escrito, no inicio do plantão ou da atividade a ser desempenhada, as condições de trabalho no local, incluindo: pessoal (ausência/número insuficiente do quadro), deficiência de equipamentos, carência de medicamentos, materiais e utensílios necessários à prática médica ou qualquer situação que exponha a risco o bom atendimento ao paciente.

Onde registrar: livro de ocorrência do serviço e/ou comunicação interna e guardar consigo uma cópia (uma fotografia pode ser feita por dispositivos móveis). Se possível documentar o fato na presença de pelo menos uma testemunha, obtendo dela nome completo e documento de identificação.

Para quem remeter: direção técnica, direção clínica e direção geral.

Boletim de ocorrências: recomendado apenas para situações em que ocorra algum tipo de coação ou agressão por parte dos pacientes, acompanhantes ou até mesmo por um integrante da equipe multidisciplinar. Esta ocorrência perante a autoridade policial poderá ser feita pela internet
AQUI.

O que NÃO fazer: abandonar o plantão/atividades ou entrar em confronto com os pacientes, acompanhantes e/ou demais membros da equipe assistencial.

Eventuais situações que não possam ser supridas com estas recomendações devem ser reportadas imediatamente:

- ACM: Por e-mail para a Comissão de Gestão de Crise em Saúde da ACM: crise@acm.org.br

- CREMESC: Pelos telefones 0800 48 1818 e (48) 3952 5000.

- SIMESC: Plantão de Diretoria das 11 às 21h, pelo telefone (48) 9621 8626, Defensoria Médica 24 horas, pelo telefone (48) 9621 8625 e pelo telefone 0800 644 1060.

O COSEMESC lamenta profundamente a judicialização de um processo que deveria caminhar apenas nos trilhos assegurados pela democracia e insistirá na retomada imediata das negociações, na esperança de que com acordo firmado por parte do governo do Estado e dos trabalhadores da saúde os transtornos causados aos cidadãos catarinenses durem o menor tempo possível.

Florianópolis, 21 de novembro de 2012.

Associação Catarinense de Medicina – acm@acm.org.br

Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina - cremesc@cremesc.org.br

Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina - simesc@simesc.org.br

Sindicato dos Médicos da Região Sul Catarinense – simersulce@gmail.com
Fonte : SIMESC



Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 1189 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Comentários


Deixe seu comentário






Digite as letras que você vê na imagem ao lado:



Interatividade
Nossos canais na Web 2.0
 
Informativo eletr�nico
Cadastre-se e receba por email as not�cias da









Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação |
© Federação Nacional dos Médicos - FENAM (2008)