Sindicatos Médicos:

 
Você não está logado
Entrar | Cadastrar

RS: SIMERS visita oito postos e constata falta de médicos


Foto:
RS: SIMERS visita oito postos e constata falta de médicos



07/11/2012
O SIMERS visitou, na manhã de hoje (7), oito postos de saúde da zona norte de Alvorada, na Região Metropolitana, e constatou a falta de médicos para atender na rede básica do município de 195 mil habitantes. O diretor Nauro Aguiar percorreu o PAM 8, a Unidade de Referência em Saúde (URS) II, e as unidades básicas Formosa, Umbu, Campos Verdes, Piratini, Americana e Nova Americana. Embora as estruturas de assistência sejam razoáveis, há necessidade de contratação de clínicos, pediatras, ginecologistas e médicos de família. Outro problema generalizado é a insegurança.

No PAM 8, não há atendimento em pediatria à tarde e a área de tisiologia não tem isolamento. Na UBS Formosa, a pediatra está de licença por ter sido feita refém em caso de assalto. Como se não bastasse, na última segunda-feira um paciente ameaçou levar uma arma ao posto de maneira a pressionar um clínico a fornecer-lhe atestado. A Brigada militar foi acionada. Há atendimento ginecológico duas vezes por semana, mas nenhum médico faz jornada de 40 horas.

O posto Piratini passa por reformas e a equipe local recebe os usuários do SUS, provisoriamente, em salas na Igreja Nossa Senhora da Saúde, a menos de uma quadra de distância. Há um clínico e um pediatra contratados para cumprir turnos de 20h semanais, e reclamação pela falta de nebulizador e hidrocortizona. Na URS II, um clínico desdobra-se examinando crianças e adultos. Lá funciona também o laboratório de prótese dentária. O posto ficar em área isolada, mas não tem vigia, como todas as demais estruturas da atenção primária em Alvorada.

Nas UBSs Umbu e Nova Americana, localizadas em áreas muito carentes e populosas, as equipes contam com pediatras e ginecologistas, muito embora a cobertura não seja completa pois os profissionais não cumprem turnos de 40h. A última não tem ginecologista, ao passo que em Umbu o especialista atende duas vezes por semana. “Faltam médicos”, resumiu uma das clínicas. Na UBS Americana, recentemente inaugurada, um clínico faz tudo: examina adultos, crianças e gestantes. Existem salas disponíveis para a ampliação dos serviços, só não há quem as ocupe. O SIMERS vai exigir da prefeitura as providências necessárias.
Fonte : SIMERS



Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 945 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Comentários


Deixe seu comentário






Digite as letras que você vê na imagem ao lado:



Interatividade
Nossos canais na Web 2.0
 
Informativo eletr�nico
Cadastre-se e receba por email as not�cias da









Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação |
© Federação Nacional dos Médicos - FENAM (2008)