Sindicatos Médicos:

 
Você não está logado
Entrar | Cadastrar

Estão abertas as inscrições para a revalidação de diplomas médicos do exterior


Foto: Divulgação/Internet
Estão abertas as inscrições para a revalidação de diplomas médicos do exterior
O Revalida compreende duas etapas, sendo a primeira escrita e a segunda de habilidades técnicas, ambas de caráter eliminatório.


28/09/2012
Até o dia 1º de outubro, estão abertas as inscrições ao Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por universidades estrangeiras (Revalida). O Inep publicou, também nesta data, o Edital com diretrizes, procedimentos e prazos da avaliação, cujo objetivo é subsidiar os procedimentos de revalidação por universidades públicas brasileiras.

Assim como ocorreu no ano passado, o Revalida 2012 compreenderá duas etapas, sendo a primeira escrita e a segunda de habilidades técnicas, ambas de caráter eliminatório. As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço http://revalida.inep.gov.br/revalida/inscricao , onde os interessados deverão indicar a instituição de educação superior brasileira em que pretendem revalidar seus diplomas. A taxa de inscrição na primeira etapa é de R$ 100 e, caso o candidato seja aprovado nesta fase, precisará pagar outra taxa de R$ 300 para participar da segunda.

Será exigido o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), emitido pela Receita Federal do Brasil, para inscrição no Exame. O candidato só poderá participar do Revalida caso seja brasileiro ou estrangeiro em situação legal de residência no Brasil. Deverá ainda ser portador de diploma médico expedido por instituição de ensino superior estrangeira reconhecida no país de origem pelo respectivo ministério de Educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira. Se for natural de país cuja língua oficial não é o português, precisará também apresentar o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), no nível intermediário-superior.

A primeira edição do Revalida, realizada em 2011, ocorreu em seis capitais (Manaus, Fortaleza, Rio de Janeiro, Brasília, Campo Grande e Porto Alegre), com 677 inscritos na primeira etapa. O Brasil teve maior representatividade no exame, seguido de Bolívia, Peru, Colômbia, Argentina, Cuba, Uruguai, República Dominicana e Venezuela, entre outros. Ao final, 65 participantes foram autorizados a revalidar seus diplomas no Brasil. Mais informações sobre as provas também podem ser obtidas em Saiba Tudo sobre o Revalida .

Assista ao Repórter FENAM sobre o Revalida
Fonte : Inep



Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 844 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Comentários


Deixe seu comentário






Digite as letras que você vê na imagem ao lado:



Interatividade
Nossos canais na Web 2.0
 
Informativo eletr�nico
Cadastre-se e receba por email as not�cias da









Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação |
© Federação Nacional dos Médicos - FENAM (2008)