Sindicatos Médicos:

 
Você não está logado
Entrar | Cadastrar

RS: sindicato participa de audiência sobre saúde mental



18/07/2012
O atendimento aos pacientes de saúde mental do Rio Grande do Sul foi o foco da audiência dos diretores do Sindicado Médico do RS (Simers), Germano Bonow e Bruno Mendonça Costa, e integrantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS) com a promotora de Justiça de Direitos Humanos do Ministério Público do Estado (MPE), Ângela Rotunno, nesta última segunda-feira (16). As entidades destacaram quatro pontos prioritários para melhor a qualidade do serviço: a fiscalização das comunidades terapêuticas; o fluxo de pacientes; a necessidade da presença de um psiquiatra nos Centros de Assistência Psicossocial (CAPs); e a forma de distribuição de leitos psiquiátricos no interior do Estado.

Para o SIMERS e o CMS, esses temas são essenciais para o melhor atendimento aos pacientes da área, especialmente com a fiscalização dos espaços que os recebem. No que diz respeito ao fluxo de pacientes, Bonow e Costa ressaltaram a importância de haver um controle e acompanhamento sobre o local para onde estas pessoas são encaminhadas após o período de reabilitação nas comunidades. Eles complementaram informando que deveria ser obrigatória a presença de médicos psiquiatras nos CAPs, visando um atendimento especializado.

A localização dos leitos dentro de uma instituição de saúde também é uma grande preocupação dos representantes do SIMERS. Bonow citou o exemplo de Porto Alegre, que trabalha os leitos psiquiátricos como unidade, fornecendo um espaço próprio, enquanto no interior do Estado os pacientes de psiquiatria dividem o mesmo local que pacientes clínicos. "Tem que haver uma distinção, assim como há com outros setores, como é o caso da maternidade, cardiologia, entre outros, para que este paciente receba a devida atenção e atendimento específico", explicou.



Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 825 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Comentários


Deixe seu comentário






Digite as letras que você vê na imagem ao lado:



Interatividade
Nossos canais na Web 2.0
 
Informativo eletr�nico
Cadastre-se e receba por email as not�cias da









Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação |
© Federação Nacional dos Médicos - FENAM (2008)