Sindicatos Médicos:

 
Você não está logado
Entrar | Cadastrar

Comissão Pró-SUS ressalta importância da organização de cada estado para mobilização da categoria



19/04/2012
A Comissão Executiva Pró-SUS, composta pelos representantes das três entidades médicas nacionais (FENAM, CFM e AMB), se reuniram nesta quarta-feira (18) em Brasília, para debater a mobilização da categoria médica visando ao protesto nacional marcado para o dia 25 deste mês. Foi sugerido que cada estado forme sua própria comissão Pró-SUS, para que possam se organizar de maneira mais eficaz e, assim, alcançar maiores resultados em âmbito nacional. A proposta é que as comissões estaduais estejam sob acompanhamento e supervisão da Comissão Executiva Pró-SUS. As entidades viram essa preocupação com a movimentação peculiar em algumas cidades acerca do Projeto de Lei de Inciativa Popular, que busca assegurar 10% das receitas da União, estados e municípios para a saúde pública.


"Com a iniciativa do PL Popular, a Pró-SUS entende que a melhor maneira de as entidades médicas se organizarem em cada lugar e abraçar o movimento, seria com a criação das comissões estaduais", explica o secretário de Saúde Suplementar da FENAM, Márcio Costa Bichara. Ele disse ainda que os representantes vão incentivar todos os sindicatos, conselhos regionais e associações a formalizarem essas comissões, não só para discutir o PL, mas todas as demandas relacionadas ao Sistema Único de Saúde.


Durante o encontro, também foi estabelecida a pauta para o Fórum Regional Pró-SUS, que abordará temas como o trabalho médico e o SUS (gestão, contratualização, formas de remuneração e sistema de trabalho), o PL de iniciativa popular (mobilização SUS) e demografia médica/formação médica (Revalida, revalidação automática de diplomas estrangeiros, Provab e residência médica). O Fórum Nordeste será no dia 18 de maio, Norte-Centro-Oeste em 6 de junho e Sul-Sudeste está marcado para o dia 22 de junho. Serão convocados os sindicatos, conselhos regionais e sociedades de especialidades envolvidas com o SUS.
Fonte : Fernanda Lisboa



Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 966 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Comentários


Deixe seu comentário






Digite as letras que você vê na imagem ao lado:



Interatividade
Nossos canais na Web 2.0
 
Informativo eletr�nico
Cadastre-se e receba por email as not�cias da









Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação |
© Federação Nacional dos Médicos - FENAM (2008)