Sindicatos Médicos:

 
Você não está logado
Entrar | Cadastrar

Senador quer mais investimentos em saúde pública



18/04/2012
Em pronunciamento na última segunda-feira (16), o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) cobrou mais investimentos do governo em saúde, como forma de efetivar o artigo 196 da Constituição Federal, segundo o qual "a saúde é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação".

De acordo com o senador, enquanto a receita líquida do governo federal até agosto de 2011 cresceu R$ 84,3 bilhões (aumento de 18,8% sobre o mesmo período de 2010), apenas 10% desse total (ou R$ 8,4 bilhões) foram aplicados de fato em gastos sociais.

Esses números, disse o senador, resultam em dados não favoráveis apontados pelo próprio Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS), que avalia o acesso à rede pública de saúde e foi divulgado pelo Ministério da Saúde em março. O índice apurou nota média de 5,47, em uma escala de 0 a 10. Apenas 346 dos quase seis mil municípios brasileiros alcançaram nota igual ou superior a 7, enquanto 1.149 municípios tiveram desempenho negativo.

Em dezembro de 2011, quando votava a regulamentação da Emenda 29, disse Randolfe Rodrigues, o Senado perdeu a oportunidade de regulamentar o texto constitucional que prevê 10% da receita bruta da União para a saúde pública. O senador disse que os municípios também não deveriam gastar menos que 10% de suas receitas brutas no setor.

- Talvez não tivéssemos que insistir no debate sobre efetividade e eficiência do SUS [Sistema Único de Saúde], que está diretamente relacionada a financiamento – afirmou.
Fonte : Agência Senado



Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 721 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Comentários


Deixe seu comentário






Digite as letras que você vê na imagem ao lado:



Interatividade
Nossos canais na Web 2.0
 
Informativo eletr�nico
Cadastre-se e receba por email as not�cias da









Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação |
© Federação Nacional dos Médicos - FENAM (2008)