Sindicatos Médicos:

 
Você não está logado
Entrar | Cadastrar

Senador propõe ação urgente para melhorar distribuição de médicos no país


Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Senador propõe ação urgente para melhorar distribuição de médicos no país
Mozarildo também se colocou contrário ao reconhecimento automático de diplomas expedidos no exterior


12/04/2012
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) defendeu, na última terça-feira (10), a implementação pelo governo federal de medidas urgentes para resolver o problema da concentração de médicos nas regiões mais desenvolvidas do país e da falta de profissionais nas regiões mais pobres.

Mozarildo ressaltou que existem atualmente no Brasil médicos em quantidade suficiente para atender todas as regiões. Porém, devido, às condições precárias de trabalho, a grande maioria prefere exercer sua profissão nos grandes centros, explicou.

— Acontece que lá no município X, do interior, o médico vai e não tem condições de trabalhar. Pois se for, vai se expor a trabalhar colocando em risco a vida dos pacientes. Isso é um fato claro e notório que pode ser verificado em qualquer estado do país por quem quer que seja — afirmou.

Mozarildo fez um apelo para que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, busque dialogar com os parlamentares médicos do Congresso Nacional para analisar suas idéias sobre o problema, contidas em vários projetos de lei. Ele sugeriu também a consolidação das proposições sobre o assunto como forma de agilizar sua tramitação.

Comentando a proposta recentemente debatida da validação de diplomas de médicos formados em países estrangeiros, como forma de aumentar o contingente de profissionais no país, Mozarildo se colocou contra a o reconhecimento automático. Ele alertou para a necessidade de se assegurar a qualidade da formação desses profissionais.

— Não vamos resolver o problema, portanto, da falta de médicos abrindo as portas simplesmente para que qualquer médico tenha o seu diploma revalidado sem a devida cautela — disse.
Fonte : Agência Senado



Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 864 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Comentários


Deixe seu comentário






Digite as letras que você vê na imagem ao lado:



Interatividade
Nossos canais na Web 2.0
 
Informativo eletr�nico
Cadastre-se e receba por email as not�cias da









Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação |
© Federação Nacional dos Médicos - FENAM (2008)