Sindicatos Médicos:

 
Você não está logado
Entrar | Cadastrar

SC: projeto de lei que melhora remuneração dos médicos é aprovado por vereadores de São José



06/04/2012
Por unanimidade os vereadores da Câmara Municipal de São José aprovaram na noite de quarta-feira (04/04) o projeto de lei que aumenta a gratificação por produtividade e cria nova gratificação das especialidades para os médicos. Com a aprovação a gratificação de produtividade dos médicos passou de 20 para 45% e a por especialidade será de R$1 mil.

Para a médica Tatiana de Andrade Lemos, que acompanhou de perto todo o processo de tramitação, o resultado foi uma grande vitória para a categoria "Há anos vínhamos lutando por uma remuneração melhor e o projeto precisava ser votado essa semana por conta da legislação eleitoral", afirma.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC), o projeto de lei do executivo foi uma demonstração da preocupação da administração municipal com os servidores. "Enquanto em muitos municípios, como em Florianópolis, observamos a saída de médicos por conta da baixa remuneração, com este ato a prefeitura de São José, mesmo que tardiamente, valoriza seus servidores e por certo num próximo concurso público não terá tantas dificuldades para contratar os médicos para trabalhar imediatamente", afirma.

Três anos de luta

A garantia de melhor remuneração aos médicos de São José foi resultado de três anos de luta. As primeiras conversas para melhorar a remuneração dos médicos da cidade vizinha à capital catarinense iniciou em 2008. Nos meses de março e junho de 2009, os médicos suspenderam os atendimentos enquanto tentavam negociar com a prefeitura melhor remuneração.

Para a retomada dos trabalhos, foram feitos acordos de melhorar a remuneração, de garantir a gratificação de especialidade, de melhorar as condições de trabalho, entre outros. Porém, nem tudo foi cumprido.

A mobilização dos médicos continuou. Sem paralisações, os médicos e o SIMESC realizaram inúmeros contatos com o prefeito, com os vereadores. Travaram conversas com a secretaria de Saúde e foram à promotoria de Justiça. Em setembro de 2011, o executivo municipal encaminhou à Câmara de Vereadores o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), que ainda não contemplava os médicos como havia sido solicitado.

Novamente o SIMESC e os médicos de São José iniciaram as negociações para alterações no plano que culminaram no dia 4 de abril de 2012 com a aprovação do projeto de lei que beneficiará os médicos concursados e também os admitidos em caráter temporário.

"O processo de negociação foi demorado e temos que aqui parabenizar os médicos de São José que conseguiram manter a mobilização e hoje saem vitoriosos com os benefícios", afirma o secretário Geral do SIMESC, César Ferraresi.

O projeto

O projeto de lei aprovado pelos vereadores será sancionado pelo prefeito Djalma Berger e será publicado no dia 9 de abril, segunda-feira.

O projeto altera os artigos 33, 74, 75 e parágrafos da lei complementar 54/2012. De acordo com a nova redação do artigo 33, "fica instituída, para os cargos de cirurgião dentista, cirurgião dentista especialista, cirurgião dentista da família, médico e médico da família, a gratificação de produtividade de até 45%, calculada sobre a referência inicial do vencimento A do nível 1 de cada cargo".

O parágrafo 4º do artigo 33 confirma que o direito ao recebimento da gratificação é extensivo aos "servidores admitidos em caráter temporário para substituir qualquer uma das funções".

A nova redação do artigo 74 garante que "fica instituída a gratificação por exercício de especialidade médica para os servidores médicos integrantes da classe 8 do grupo ocupacional especialista". Também há alteração de redação nos parágrafos 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º, onde fica garantida a gratificação de R$ 1 mil para os médicos especialistas, valor que deverá ser corrigido a partir de 2013.
--
Fonte : SIMESC



Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 1951 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Comentários


Deixe seu comentário






Digite as letras que você vê na imagem ao lado:



Interatividade
Nossos canais na Web 2.0
 
Informativo eletr�nico
Cadastre-se e receba por email as not�cias da









Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação |
© Federação Nacional dos Médicos - FENAM (2008)