Sindicatos Médicos:

 
Você não está logado
Entrar | Cadastrar

RS: falta de leitos em traumatologia gera longa espera de paciente no município de Viamão



22/02/2012
O Sindicato Médico do RS (SIMERS) flagrou na última segunda-feira (20) uma mulher de 49 anos com trauma no fêmur e que aguarda há mais de três dias no Hospital de Viamão para ser transferida a um hospital de Porto Alegre. O diretor do SIMERS Edson Prado Machado, que foi ao hospital em Viamão no fim da tarde, diz que a situação retrata o que tem sido rotina nos serviços hospitalares não especializados na área na Região Metropolitana.

"Há uma escassez grave de vagas em traumato-ortopedia, agravada pelo fechamento até hoje do Hospital Independência. Para piorar, ambulâncias do SAMU despejam pacientes acidentados em hospitais que nada podem fazer", denuncia Machado. Segundo o diretor, a regulação do SAMU deveria antes fazer contato com as emergências dos estabelecimentos para verificar se existem condições para o atendimento.

"Eles sabem que as referências são o Cristo Redentor e o HPS. No caso dessa mulher, tudo que era possível foi feito pelos médicos, mas a resolução para a fratura ocorrerá somente em um serviço de traumatologia", esclarece o dirigente médico. Ele lembra ainda que a paciente corre risco de infecção ou mesmo de uma intercorrência caso não seja transferida o quanto antes. O Sindicato corrige informação anterior de que a Central de Regulação de Leitos da Capital, responsável por indicar vagas de internação, não estaria atendendo. Na verdade, a mulher foi colocada em uma fila de espera.

Diante do episódio e de relatos das equipes médicas, o SIMERS deve pedir reunião com a coordenação estadual do SAMU a partir de quarta-feira. "As referências de traumato-ortopedia são definidas pela Secretaria Estadual da Saúde. Portanto, as ambulâncias devem ser orientadas a buscar o serviço adequado", preveniu Machado.
Fonte : Simers



Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 912 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Comentários


Deixe seu comentário






Digite as letras que você vê na imagem ao lado:



Interatividade
Nossos canais na Web 2.0
 
Informativo eletr�nico
Cadastre-se e receba por email as not�cias da









Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação |
© Federação Nacional dos Médicos - FENAM (2008)