Sindicatos Médicos:

 
Você não está logado
Entrar | Cadastrar




Palavras-chave

RS: sindicato comprova condições desumanas de atendimento na FASE



10/02/2012
O SIMERS visitou a Unidade Carlos Santos, na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (FASE), na tarde de hoje (9), e comprovou as condições desumanas a que estão submetidos os menores infratores recolhidos na instituição. Há evidente superlotação, celas com colchões no piso e sem banheiros. Conforme o presidente do SIMERS, Paulo de Argollo Mendes, o médico não pode exercer a sua profissão neste cenário, pois isso fere o Código de Ética Médica (CEM), em seu capítulo 2 (Direito dos Médicos), item 4, cujo texto afirma que é direito do médico recusar-se a exercer a sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar a própria saúde ou a do paciente, bem como à dos demais profissionais.

A Unidade Carlos Santos tem capacidade para 60 internos, mas abriga atualmente 110. "O médico não pode ser conivente com isso, daí nosso pedido de interdição ética ao Cremers", justificou Argollo. "Aliás, os fatos contradizem afirmação da própria presidente da FASE, Joelza Andrade Pires, de que não toleraria quatro adolescentes em espaço para um". A UCS é o local onde ocorre a internação provisória, de até 45 dias, muito embora haja adolescentes com mais de 60 dias de estada, em decorrência de mandado judicial. O sindicalista também percorreu um dos consultórios médicos, sem pia nem mesa para exame. Outro problema da casa é a falta de funcionários. Neste ano, o Estado promoveu o primeiro concurso para contratação de pessoal para a Fundação desde 2002.
Fonte : SIMERS



Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 905 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Comentários


Deixe seu comentário






Digite as letras que você vê na imagem ao lado:



Interatividade
Nossos canais na Web 2.0
 
Informativo eletr�nico
Cadastre-se e receba por email as not�cias da









Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação |
© Federação Nacional dos Médicos - FENAM (2008)