Sindicatos Médicos:

 
Você não está logado
Entrar | Cadastrar

Conselho Federal de Medicina realiza visita às unidades de saúde em Maceió



07/02/2012
O Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal) fizeram visita conjunta, em 3 de fevereiro, às unidades de saúde estaduais de Maceió (AL). A fiscalização principal ocorreu no Ambulatório 24 Horas Assis Chateaubriand, no Tabuleiro do Martins, onde foi verificado as instalações físicas, abastecimento de medicação, equipe médica e suporte de aparelhagem médica, entre outros itens imprescindíveis a prestação de uma assistência de qualidade.

"É nossa atribuição fiscalizar e notificar os gestores sobre as irregularidades detectadas. Geralmente nós damos um prazo para ajuste das inconformidades e vencido o prazo voltamos a cobrar a regularização de cada caso. Havendo persistência, nós encaminhamos denúncia ao Ministério Público Federal", explicou o presidente do Cremal, Fernando Pedrosa.

Também constou no relatório de falhas do Assis Chateaubriand ausência de UTI, bem como de serviços de radiologia e de imagem, em geral; falta de EEG, flower, ventilador à pressão e/ou volume e caixa de traqueostomia na sala de emergência; falta de ar comprimido e vácuo (fontes fixas); ausência de esterilização química, óxido de etileno e estufa. Na última fiscalização também estava em falta o medicamento cefalexina e imunoglobulina antitetânica.

A equipe de fiscalização também encontrou condições inadequadas de armazenamento dos medicamentos (espaço exíguo - 1,20 m de largura), não tinha geladeira nem toalhas de papel nem sabão líquido, entre outros itens previstos nas normas de segurança à saúde. "Nossa intenção é fazer o trabalho preventivo e dizer que o Conselho fiscaliza para proteger a população e zelar pelo exercício de boas práticas médicas. É obrigação do Estado viabilizar um serviço de qualidade aos cidadãos", observou o presidente do Cremal.
Fonte : CFM com informações do Cremal



Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 516 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Comentários


Deixe seu comentário






Digite as letras que você vê na imagem ao lado:



Interatividade
Nossos canais na Web 2.0
 
Informativo eletr�nico
Cadastre-se e receba por email as not�cias da









Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação |
© Federação Nacional dos Médicos - FENAM (2008)