Sindicatos Médicos:

 
Você não está logado
Entrar | Cadastrar

FENAM lamenta morte de bebê e repudia atitude da imprensa em notificar o caso como erro médico


Foto: FENAM
FENAM lamenta morte de bebê e repudia atitude da imprensa em notificar o caso como erro médico
A FENAM vem manifestar seu protesto e repúdio com a atitude de alguns setores da imprensa, jornalistas e apresentadores que tem, insistentemente, rotulado o episódio com o epíteto de “erro médico”.


09/11/2011
A diretoria da Federação Nacional dos Médicos (FENAM) lamenta profundamente a morte do bebê de apenas treze dias, ocorrida na última terça-feira (8), no Hospital Municipal Professor Mário Dégni, no Rio Pequeno, na Zona Oeste de São Paulo. A criança, que nasceu prematura, estava internada na UTI neonatal do Hospital e precisava receber soro com medicamentos para evitar infecções, mas devido ao erro de uma auxiliar de enfermagem, recebeu 10 ml de leite na veia, ao invés do líquido correto.

Diante da situação, a FENAM manifesta seu imenso pesar e solidariedade à família, por acreditar que nada vai sanar a ferida deixada por perda tão súbita e inexplicável.

A imprensa, no seu dever de informar, vem repercutindo o fato com o destaque que a perda de uma vida em tão tenra idade merece. Por outro lado, a FENAM, em nome dos médicos brasileiros, não pode se calar e vem manifestar seu protesto e repúdio com a atitude de alguns setores da imprensa, jornalistas e apresentadores que têm, insistentemente, rotulado o episódio com o epíteto de "erro médico".

Ressaltamos que nenhum médico esteve envolvido com o acidente. O ato que levou à morte da criança não foi um ato médico. Portanto, divulgar o acontecido como "erro médico" é não informar com a clareza e precisão necessária que o exercício do bom jornalismo impõe. Ao atribuir a responsabilidade do caso à equipe médica, a imprensa confunde a população, prestando um desserviço, além de macular o nome e a imagem de todos os médicos.

Diretoria Executiva
Fonte : Imprensa FENAM



Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 5561 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Comentários


Deixe seu comentário






Digite as letras que você vê na imagem ao lado:



Interatividade
Nossos canais na Web 2.0
 
Informativo eletr�nico
Cadastre-se e receba por email as not�cias da









Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação |
© Federação Nacional dos Médicos - FENAM (2008)