Sindicatos Médicos:

 
Você não está logado
Entrar | Cadastrar

Estados realizam encontros preparatórios para a 14ª Conferência Nacional de Saúde


Foto: Ministerio da Saude
Estados realizam encontros preparatórios para a 14ª Conferência Nacional de Saúde



17/10/2011
Termina este mês a etapa Estadual da 14ª Conferência Nacional de Saúde, de 30 de novembro a 4 de dezembro, em Brasília. Em todo o Brasil já foram realizadas mais de 4,2 mil conferências municipais e mais dez estaduais – Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Goiás, Alagoas, Tocantins e Espírito Santo. Na etapa estadual, que dura até 27 de outubro, os estados elegem seus representantes para a conferência nacional.

Até o final de outubro, haverá conferências estaduais no Maranhão (4 a 6), no Acre (4 a 7), no Mato Grosso do Sul (4 a 7), em Sergipe (7 a 9), Pernambuco (9 a 11), Piauí (13 a 15), Mato Grosso (14 a 17), Rio Grande do Norte (17 a 19), Paraná (17 a 19), Amapá (17 a 21), Paraíba (18 a 20), Amazonas (18 a 21), Rondônia (19 a 21), Roraima (19 a 21), Santa Catarina (19 a 21), Pará (21 a 22) e Rio de Janeiro (24 a 27).

Os mais de mil conferencistas que participaram da 8ª Conferência Estadual de Saúde do Maranhão foram convidados a debaterem sobre a reestruturação do sistema de gestão e a redefinição de pactos com os municípios, com a divisão do estado em 19 regiões e oito macrorregiões de saúde. Do total de 217 municípios maranhenses, 182 (84%) se mobilizaram na etapa municipal. Na 6ª Conferência Estadual de Saúde do Acre foi salientado o sucesso do Programa Rede Cegonha, que garante atendimento seguro e humanizado da gravidez aos dois primeiros anos de vida do bebê. Todos os 22 municípios acreanos realizaram conferências municipais.

Entre os destaques da 7ª Conferência Estadual do Mato Grosso do Sul, foram citados o fortalecimento da atenção básica, a integração entre assistência e vigilância em saúde, a garantia do acesso à atenção especializada, a reorganização da atenção hospitalar, a qualificação da gestão e o fortalecimento do controle social. Nesse estado, a etapa municipal chegou a 100%, alcançando os 78 municípios. Em Sergipe, a 5ª Conferência Estadual destacou a importância de 100% dos municípios terem realizado suas conferências. Sergipe leva 52 representantes para a Conferência Nacional.

Pernambuco, em que 182 dos 185 municípios (98%) realizaram conferências, teve sua 7ª Conferência Estadual com a participação de mais de 2 mil pessoas, incluindo representantes de usuários, profissionais de saúde, gestores do SUS e conselheiros de saúde. O número de delegados por município levou em consideração a população de cada cidade. A Conferência resulta na eleição de 124 representantes que irão compor a delegação pernambucana na 14ª Conferência Nacional de Saúde.

Mais informações sobre a 14ª Conferência Nacional de Saúde
Fonte : Ministério da Saúde



Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 628 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Comentários


Deixe seu comentário






Digite as letras que você vê na imagem ao lado:



Interatividade
Nossos canais na Web 2.0
 
Informativo eletr�nico
Cadastre-se e receba por email as not�cias da









Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação |
© Federação Nacional dos Médicos - FENAM (2008)