Sindicatos Médicos:

 
Você não está logado
Entrar | Cadastrar

Residentes cancelam paralisação após conquistar nova MP repondo aumento



28/06/2011
A publicação de uma nova Medida Provisória (MP) pelo governo federal recompondo o aumento da bolsa-auxílio dos residentes de todo o País levou ao cancelamento da paralisação prevista para o dia 29 no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais. Rio de Janeiro decide em reunião na noite desta segunda, 27, o encaminhamento a ser dado, pois também havia aprovado o ato.

O protesto seria uma forma de pressão para a retomada do reajuste de 22%, pago desde janeiro e que ficou ameaçado devido à perda da vigência da MP 521, de 2010. A MP 536, de 24 de junho, estipula a remuneração em R$ 2.384,82, que já incorpora a inflação dos últimos meses. O valor anterior era de R$ 2.338,06. A correção foi conquistada após a greve de 2010, uma das mais importantes da história da categoria. O auxílio estava congelado havia quase quatro anos.

Um impasse entre a base governista e a oposição no Congreso Nacional impediu a votação da MP que assegurava o aumento. O reajuste estava suspenso desde o começo deste mês. O presidente da Associação dos Médicos Residentes do Estado (AMERERS), Diego Menegotto, informa que os médicos que cursam os programas de formação no Estado já receberam o comunicado da nova medida e que a paralisação está suspensa.

"Nossa reação imediata, com pressão política em Brasília e mobilizações regionais, após o fim da vigência da antiga MP, mostrou ao governo que estávamos atentos e dispostos a lutar pelo que já havíamos conquistado", destacou Menegotto.

ENTENDA O ATUAL MOVIMENTO

Os médicos residentes gaúchos aprovaram, em assembleia no dia 13, no Hospital de Clínicas em Porto Alegre, a paralisação de um dia. A plenária decidiu ainda propor a deflagração de uma greve a partir de 5 de julho, caso o governo federal não reeditasse uma nova MP. A correção de 22% no benefício foi obtida após grande movimento em 2010. O valor estava congelado havia mais de quatro anos.
Fonte : ANMR



Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 1104 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Comentários


Deixe seu comentário






Digite as letras que você vê na imagem ao lado:



Interatividade
Nossos canais na Web 2.0
 
Informativo eletr�nico
Cadastre-se e receba por email as not�cias da









Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação |
© Federação Nacional dos Médicos - FENAM (2008)