Sindicatos Médicos:

 
Você não está logado
Entrar | Cadastrar

Presidente da FENAM visita hospitais em BH e ouve reivindicações dos médicos


Foto: Sindicato dos Médicos de Minas Gerais
Presidente da FENAM visita hospitais em BH e ouve reivindicações dos médicos
Direção da Fenam durante visita ao Hospital de Clínicas


12/05/2011
O presidente da FENAM, Cid Carvalhaes, visitou nos dias 12 e 13 de maio as instalações dos hospitais de Pronto Socorro João XXII e de Clínicas para conhecer a estrutura e a realidade da urgência e emergência em Minas Gerais. O diretor do Sinmed-MG e secretário de Finanças da FENAM, Jacó Lampert, e o secretário de Comunicação da entidade, também acompanharam a visita.

No Hospital de Clínicas, que é um hospital universitário ligado ao Ministério da Educação, os dirigentes da FENAM constataram que aquela unidade de saúde apresenta um grave problema relacionado à terceirização. Dos cerca de mil médicos que atuam no hospital, apenas 250 têm vínculo estável. Os demais possuem vínculos precarizados.

No HPS João XXIII, acompanhados do diretor geral daquela unidade de saúde, Eduardo Liguori Cerqueira, e do diretor clínico, Guilherme Duraes, os dirigentes da FENAM e do Sinmed-MG percorreram diversos setores como o de toxicologia, os laboratórios, farmácias, enfermarias e CTIS.

Segundo o presidente da FENAM, a ampla estrutura do HPS reflete que ele é voltado para uma demanda elevada. Ele destacou a reivindicação urgente e comum nessas unidades de urgência e emergência do país: a ampliação de leitos de referência para internação e a garantia de mais eficiência no encaminhamento do paciente que é acolhido na urgência.

O HPS João XXIII é a porta de entrada do Complexo de Urgência e Emergência da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (FHEMIG) e considerado a maior instituição pública em atendimento de trauma e queimados da América Latina e referência em Minas nas intoxicações. A unidade atende uma média de 500 pacientes por dia, sendo que a maioria é vítima de trauma.

Durante a visita, os médicos do hospital também falaram sobre as principais reivindicações da categoria. Uma delas é a valorização do profissional. "Não adianta conceder uma série de gratificações ou penduricalhos; o que queremos é um salário digno para garantir a aposentadoria", disseram os profissionais.

A falta de perspectiva é hoje um grande entrave para os médicos e desestimula os profissionais que trabalham há décadas no hospital. Atualmente, muitos deles estão abandonando o cargo, o que acaba gerando desfalque em muitas equipes médicas.

O diretor do Sinmed-MG e da FENAM, Jacó Lampert, afirma que a iniciativa da Federação contribui para fortalecer as ações do sindicato. "Sabemos que a realidade do trabalho médico é muitas vezes cruel. Faltam médicos, as condições de trabalho são inadequadas, o que compromete muito o atendimento à população. O sindicato sempre defendeu melhorias para a categoria e com a presença e apoio da Federação, demos mais força às nossas ações em defesa do HPS e de outros hospitais do estado", destacou.

A visita aos hospitais é uma rotina para a Federação Nacional dos Médicos, com o objetivo de conhecer a real condição de atendimento que a população tem recebido e as condições de trabalho do médico. As urgências têm sido o principal foco, pois são as que contam com a maior demanda.

Diante das precárias condições do atendimento médico em todo o Brasil, a grande demanda de atendimentos, a falta de concursos públicos, que gera a contratação irregular de profissionais, os salários baixos e a falta de leitos, o presidente da FENAM disse que vai propor aos sindicatos a elaboração de um documento mostrando esses e outros problemas da saúde pública em cada região, para oferecer propostas e ações de melhorias da saúde pública aos gestores federal e estaduais.

Fonte : Assessoria de imprensa Sinmed-MG, com edição de Denise Teixeira



Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 1021 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Comentários


Deixe seu comentário






Digite as letras que você vê na imagem ao lado:



Interatividade
Nossos canais na Web 2.0
 
Informativo eletr�nico
Cadastre-se e receba por email as not�cias da









Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação |
© Federação Nacional dos Médicos - FENAM (2008)