Sindicatos Médicos:

 
Você não está logado
Entrar | Cadastrar

Senador Augusto Botelho lembra Dia do Médico e reforça pauta de reivindicações da categoria



21/10/2010
Após saudar os profissionais da medicina pela passagem do Dia do Médico, na última segunda-feira (18), o senador Augusto Botelho (sem partido-RR) informou que a categoria deverá se reunir em mobilização nacional em Brasília na próxima semana para entregar ao ministro José Gomes Temporão uma pauta de reivindicações, entre as quais a regulamentação da Emenda 29, que destina mais recursos à saúde.

A categoria, segundo o senador, quer que os recursos sejam utilizados para melhorar a qualidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), que sofre com a falta de medicamentos, equipamentos adequados e auxiliares de saúde. Outra reivindicação é tornar a medicina pública carreira de estado, com a realização de concursos públicos.

O parlamentar mencionou ainda o decréscimo do orçamento da União destinado à saúde. Segundo ele, quando o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) chamava-se Instituto Nacional de Saúde e Previdência Social (Inamps), criado em 1974 pelo regime militar e extinto em 1993, o orçamento da saúde era o dobro do atual, de R$ 62,5 bilhões. Na época, o Inamps tinha um orçamento equivalente a R$ 180 bilhões, de acordo com Augusto Botelho.

O senador considera fundamental uma melhor distribuição dos médicos nas regiões mais pobres do país e, para isso, afirmou que esses profissionais precisam receber mais pelas consultas e pequenos procedimentos cirúrgicos, o que não vem acontecendo.
Fonte : Agência Senado



Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 998 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Comentários


Deixe seu comentário






Digite as letras que você vê na imagem ao lado:



Interatividade
Nossos canais na Web 2.0
 
Informativo eletr�nico
Cadastre-se e receba por email as not�cias da









Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação |
© Federação Nacional dos Médicos - FENAM (2008)