Sindicatos Médicos:

 
Você não está logado
Entrar | Cadastrar

Câmara Técnica avalia integração do homem no PSF



16/12/2009
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem será implementada no Programa de Saúde da Família (PSF). Segundo o coordenador da área técnica do Ministério da Saúde, Baldur Schubert, a ação depende fundamentalmente das ações dos municípios e das peculiaridades regionais.

o representante do Ministério esteve reunido na manhã desta quarta-feira (16/12) com a Câmara Técnica de Medicina de Família e Comunidade, formada por representantes de entidades médicas como a FENAM e Conselho Federal de Medicina, sociedade de especialidade e organismo governamental, entre outros. Baldur Schubert enalteceu que os homens, de forma geral, habituaram-se a evitar o contato com os espaços de saúde. "Observamos que nos consultórios ou unidades de saúde a presença é maioria feminina. As mulheres acabam participando do processo. Elas marcam consultas e os acompanham", disse Schubert. Para ele, os homens não procuram assistência por barreiras sócio-culturais e pela inadequação dos serviços.

Embora a expectativa de vida dos homens tenha aumentado de 59,7 para 68,4 anos entre 1980 e 2005, desde 1991 ela vem se mantendo 7,6 anos abaixo da média das mulheres. A conselheira, Glória Lopes, lembra que tradicionalmente, o sistema de saúde tem dado prioridade à atenção a crianças, mulheres e idosos, "considerando-os como estratos mais frágeis da sociedade".

A faixa etária de 29 a 59 anos, idade é mais comum para o surgimento de doenças como o câncer de pênis, de próstata e doenças cardiovasculares. "Os homens vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e, de cada três mortes de pessoas adultas externas, duas são de homens. Os médicos precisam estar atentos para o sexo masculino", enfatizou o coordenador da CT, Celso Murad.

ENCM - A proposta é que o assunto se estenda para o Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina. O evento será promovido nos dias 3, 4 e 5 de março, em Santa Catarina.

Além da saúde do homem, a CT selecionou mais três módulos para a mesa de saúde de família para o Encontro: Ética e bioética no PSF e saúde comunitária; Defesa profissional; Ideologia funcional do PSF.

A Câmara Técnica de Medicina de Família e Comunidade é formada por Otino José de Araújo Freitas (FENAM), Celso Murad (CFM), Glória Lopes (CFM), Irapuan Júnior (CRM-AL), Assuero Gomes (Unimed), Nulvio Lermen Junior (Ministério da Saúde), Armando Martinho Bardou Raggio (ABRASCO), José Roberto Pereira de Sousa (SBMFC), Marcello Dala Bernardina Dalla (SBMFC).
Fonte : CFM



Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 1696 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Comentários


Deixe seu comentário






Digite as letras que você vê na imagem ao lado:



Interatividade
Nossos canais na Web 2.0
 
Informativo eletr�nico
Cadastre-se e receba por email as not�cias da









Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação |
© Federação Nacional dos Médicos - FENAM (2008)