Sindicatos Médicos:

 
Você não está logado
Entrar | Cadastrar

IV CONEM: médicos debatem hoje aspectos éticos e jurídicos da tecnociência


Foto: Denise Teixeira
IV CONEM: médicos debatem hoje aspectos éticos e jurídicos da tecnociência
O promotor Diaulas Costa fala sobre a ética nos processos de reprodução humana


28/08/2009
"A visão jurídica da revisão do Código" foi o tema da palestra que abriu hoje, 28/08, os trabalhos do penúltimo dia da IV CONEM - Conferência Nacional de Ética Médica, que está sendo realizada em São Paulo com o objetivo de renovar o Código de Ética da categoria. O desembargador Miguel Kfouri Neto, do Tribunal de Justiça do Paraná, foi o responsável pelo desenvolvimento do tema. Depois dele, foi a vez de José Eduardo de Siqueira, membro titular da Comissão de Ética em Pesquisa, que falou sobre aspectos éticos e jurídicos da tecnociência. O painel também tem como palestrante o promotor Diaulas Costa Ribeiro, do Ministério Público do Distrito Federal. A FENAM disponibilizará todas as apresentações de hoje neste portal.

Nesta quinta-feira, 27, segundo dia do evento, o consultor jurídico Nilzardo Carneiro Leão, membro da Comissão Nacional de Revisão do Código de Ética, e os médicos Ylmar Corrêa Neto, conselheiro do CRM de Santa Catarina, e Luiz Roberto Londres, diretor-presidente da Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, foram os palestrantes dos temas "Sigilo profissional" e "Conflitos de interesse medicina X comércio". À tarde, como vem ocorrendo desde o início da conferência, os participantes se reuniram em 11 grupos para votar as alterações no código. Foram 89 itens analisados ontem, com a votação se estendendo até às 22 horas.

Escola

Ao analisar o segundo dia do evento, o terceiro vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Gerson Martins, disse que a conferência está sendo uma escola para ele. "O que estamos estudando, debatendo e aprendendo aqui é de vital importância para a sobrevivência da medicina como uma ciência de afeto, de acolhimento, de solidariedade, de estudo e ética". Ouça o comentário do conselheiro.

Para o diretor-presidente da Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, Luiz Roberto Londres, que fez palestra nesta quinta-feira sobre "Conflitos de interesses medicina X comércio", o mais importante é saber aplicar o Código de Ética e cobrar essa aplicação. Ouça o comentário.

Cid Carvalhaes, dirigente da FENAM, que presidiu o painel sobre conflito de interesses, avaliou a importância da renovação do Código de Ética Médica. Ouça o que ele diz sobre o tema.
Fonte : Denise Teixeira/FENAM



Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 1249 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Comentários


Deixe seu comentário






Digite as letras que você vê na imagem ao lado:



Interatividade
Nossos canais na Web 2.0
 
Informativo eletr�nico
Cadastre-se e receba por email as not�cias da









Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação |
© Federação Nacional dos Médicos - FENAM (2008)