Sindicatos Médicos:

 
Você não está logado
Entrar | Cadastrar

Autonomia de médicos e pacientes domina os debates no primeiro dia da IV CONEM


Foto: Denise Teixeira
Autonomia de médicos e pacientes domina os debates no primeiro dia da IV CONEM
Evento foi aberto oficialmente na terça-feira pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão


27/08/2009
A autonomia do médico e do paciente foi um dos temas mais discutidos nesta quarta-feira, 26/8, primeiro dia da IV Conferência Nacional de Ética Médica, evento que a FENAM, o Conselho Federal de Medicina e a Associação Médica Brasileira realizam em São Paulo com o objetivo de mudar o Código de Ética da categoria. A Conferência, que foi aberta oficialmente na noite de terça-feira pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, vai até o próximo sábado, 29. Representantes de entidades médicas de todo o país analisam 300 propostas de alteração do código, selecionadas entre as 2.575 enviadas para o site do CFM por médicos e membros da sociedade civil organizada.

O presidente da Comissão Nacional de Revisão do Código de Ética Médica, Roberto D'Ávila, abriu os trabalhos na manhã desta quarta-feira, falando sobre a revisão do Código (clique para assistir a apresentação). Depois, o professor de bioética da Universidade de Zaragoza, na Espanha, Rogelio Altisent, falou sobre o tema Ética, bioética e deontologia. Em seguida, o presidente da Associação Paulista de Medicina, Jorge Carlos Machado Curi, fez palestra sobre autonomia. O superintendente da União Social Camiliana, Leo Pessini, foi responsável pelo tema "Autonomia do paciente" (clique para assistir a apresentação) e o corregedor do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima falou sobre a autonomia do médico (clique para assistir). À tarde, os participantes se reuniram em mesas de debates para discutir e definir os itens que irão compor o novo Código de Ética Médica.

O secretário geral da FENAM, Mario Fernando Lins, que participa do evento, fez uma avaliação do primeiro dia de discussões e destacou a qualidade dos debatedores.

Ouça o que ele falou sobre o assunto à rádio FENAM .



Fonte : Denise Teixeira



Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 975 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Comentários


Deixe seu comentário






Digite as letras que você vê na imagem ao lado:



Interatividade
Nossos canais na Web 2.0
 
Informativo eletr�nico
Cadastre-se e receba por email as not�cias da









Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação |
© Federação Nacional dos Médicos - FENAM (2008)