Sindicatos Médicos:

 
Você não está logado
Entrar | Cadastrar

Fórum Social da Saúde aponta crise mundial como ameaça ao livre acesso aos serviços de saúde


Foto: Divulgação/Fenam
Fórum Social da Saúde aponta crise mundial como ameaça ao livre acesso aos serviços de saúde
No encerramento do Fórum da Saúde, foi elaborado um documento apontando a crise mundial como o principal fator da crise estrutural do sistema capitalista.


27/01/2009
Um documento que aponta a crise mundial como o principal fator da crise estrutural do sistema capitalista que ameaça as conquistas dos trabalhadores e o livre acesso ao direito aos serviços universais de saúde. Essa foi uma das principais deliberações do Fórum Social Mundial de Saúde (FSMS), evento realizado de 25 a 27 de janeiro, em Belém (PA), onde também acontece o Fórum Social Mundial. Mais de 1600 pessoas, de várias partes do Brasil e do mundo, compareceram ao evento, que abordou, em sete mesas temáticas, as principais questões relacionadas à saúde e aos trabalhadores do setor.

Para um dos representantes da Federação Nacional dos Médicos (FENAM) no Fórum da Saúde, Waldir Cardoso, a crise econômica é também uma oportunidade para implementar e apontar a necessidade de novas políticas públicas. "Esta é uma oportunidade para que o Movimento Social da Saúde afirme a necessidade da implantação de sistemas universais de saúde e de seguridade social", apontou o dirigente.

Durante o Fórum, foi aprovada a proposta para que o Sistema Único de Saúde (SUS) seja um patrimônio imaterial da humanidade. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que participa do evento, manifestou seu apoio e aceitou a proposta. Também foi decidido que nenhum retrocesso na gestão de saúde pública será aceito.

O Fórum Social Mundial da Saúde agendou ainda dois eventos a serem realizados este ano. Um deles acontece no dia sete de abril, data oficialmente reconhecida como o Dia Mundial da Saúde. A ideia é mobilizar o mundo em um evento de luta pelo Sistema Universal de Saúde. O outro, é a Conferência Mundial de Serviços Universais de Seguridade Social, programado para acontecer em novembro de 2009, em Brasília.
Fonte : Taciana Giesel, com edição de Denise Teixeira



Avalie este conteúdo
Se você achou esse conteúdo interessante deixe seu voto clicando no botao "gostei". Os conteúdos melhor avaliados ficam em destaque para os outros usuários.


Este conteúdo tem 1611 visitas

Para votar, você precisa estar logado no site.


Comentários


Deixe seu comentário






Digite as letras que você vê na imagem ao lado:



Interatividade
Nossos canais na Web 2.0
 
Informativo eletr�nico
Cadastre-se e receba por email as not�cias da









Caso seja mais de um amigo, separe os emails por vírgula.

Para votar, você precisa estar logado no site.


Desenvolvimento: RBW Comunicação |
© Federação Nacional dos Médicos - FENAM (2008)